As empresas fabricantes de máquinas e implementos agrícolas também voltam a atenção para o café e a laranja, duas culturas que ganham, este ano, grande importância na Agrishow Ribeirão Preto, diante da crise na área de grãos. Vários lançamentos estão programados para esses segmentos, entre os quais o presidente da Agrishow, Sérgio Magalhães, destaca as colhedoras automáticas de café. “O café é tradicional e este ano esse o setor está bem.”
Magalhães considera a feira um bom momento para os produtores comprarem equipamentos. “Como há vários fabricantes reunidos, é possível comparar preços”, afirma, e acrescenta que, além dos citros e do café, o setor de reflorestamento também está se destacando como comprador de tratores e implementos diversos.
LANÇAMENTOS
Os tratores TL Exitus, mais voltados para os citros, são a novidade que a New Holland apresentará na Agrishow. Entre as vantagens, o gerente de Marketing da empresa, Marcos Arbex, destaca o motor MWM, que ajuda a reduzir o custo de manutenção e o consumo de combustível.
Já a John Deere está levando a família de tratores de 75 cavalos, em dois modelos, para todas as operações da citricultura. “Além de eficiência na pulverização, esses tratores ajudam na economia de combustível”, afirma o gerente-regional de Vendas da empresa, José Luís Coelho. Para o café, ele informa que o destaque é a nova versão do 5413, adequado à lavoura cafeeira, montado com pneus especiais, com câmbio sincronizado.
Segundo o gerente de Marketing da marca Case IH, Fábio Borgonhone, a Agrishow Ribeirão Preto será uma boa oportunidade para a empresa trabalhar a colhedora de café automotriz A2000, que colhe e ensaca café, tudo na própria máquina.