A Alltech Crop Science, empresa especialista em nutrição vegetal, lançou um concurso que premiou os melhores cafés colhidos na região de Dois Córregos, na área central do estado de São Paulo. Nesta primeira edição do “Melhor Café – Alltech Crop Science”, os vencedores foram os cafeicultores Evandro Lineu Bento de Camargo (Sítio São João), que levou o primeiro lugar, e Antonio Airton Camilli (Sítio Recanto), que ficou em segundo.
Ao todo foram 16 participantes, que enviaram suas melhores amostras de café para julgamento. A análise foi feita pelo especialista e provador oficial de cafés Sérgio Rodrigues, que também é jurado dos principais concursos da bebida no Brasil.
O objetivo da Alltech Crop Science ao realizar o concurso em uma área que não faz parte das renomadas regiões cafeeiras do Brasil é mostrar que com um manejo correto dos cafezais, oferecendo nutrição adequada para as plantas e cuidado com os grãos na pós-colheita, é possível melhorar o Brix (grau de açúcares nos grãos) e conseguir uma bebida de ótima qualidade no final.
Para Marcos Dell’ Agnolo, gerente da Alltech Crop Science para a cultura de café, é preciso promover o trabalho destes agricultores que têm um cuidado especial com suas lavouras. “Muitos bons produtores no Brasil não são reconhecidos, pois quem acaba ficando com a fama pela qualidade do café são os intermediários”, afirma.
Evandro Lineu, dono do melhor café, enxergou o concurso “Melhor Café – Alltech Crop Science” como um grande incentivo para que os produtores da região busquem sempre a melhora do seu produto. “O programa da Alltech Crop Science para a cultura do café vem ajudando muito na uniformidade dos grãos e também na maturação, melhorando o Brix do café”, afirma o cafeicultor.
Além do tratamento nutricional para as plantas de café, Evandro destaca também o cuidado pós-colheita para garantir a boa qualidade do café. “É importante que o café colhido não fermente no terreiro”, explica.