Os temas certificação, fertilidade do solo e mancha aureolada foram discutidos no primeiro dia de evento
O primeiro dia do 4º Simpósio do Agronegócio Café da Alta Mogiana (Simcafé) foi marcado pela participação dos cooperados e seus acompanhantes, agrônomos da cooperativa e região, expositores e estudantes. Também estavam presentes os diretores da Cocapec, João Alves de Toledo Filho, presidente, Carlos Yoshiyuki Sato, vice-presidente e Ricardo Lima de Andrade, secretário e os diretores do Sicoob Credicocapec, Mauricio Miarelli, presidente, José Amâncio de Castro, diretor administrativo e Ednéia Aparecida Vieira Brentini Almeida, diretora de crédito rural.
O evento contou com a presença do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp/SP), Edivaldo Del Grande, Iroá Nogueira Arantes, diretora regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae), representantes dos Sindicatos Rurais, Cati’s e órgãos ligados ao agronegócio.
A primeira palestra do dia foi proferida por Sérgio Parreiras Pereira do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que falou sobre processo, viabilidade e algumas das principais certificações disponíveis. No início da tarde José Antônio Quaggio, também do IAC, fez uma palestra técnica sobre fertilidade do solo, destacando a importância da análise de solo. O primeiro dia do Simpósio terminou com a apresentação de Flávia R. A. Patrício, do Instituto Biológica de Campinas que tratou do tema “Mancha aureolada: um panorama da situação atual e futura”.
O 4° Simcafé, além de disseminar informações, conta com a presença de seus fornecedores e no espaço de máquinas e implementos agrícolas, e oferece aos cooperados da Cocapec oportunidades de negócios com condições especiais de pagamento à vista, a prazo ou troca de café por produto para negociações realizadas durante o evento.