Diretor de Departamento de Café (DECAF)
Dr. Edilson Alcântara
Prezado Dr. Edilson,
A SINCAL, em nome dos cafeicultores, viemos alertá-lo em relação ao ENDOSULFAN, para controle da broca do café (hypothenemus hampei). Atualmente, temos o ENDOSULFAN como único produto químico para controle dessa principal praga, que assola a cafeicultura em todas as regiões produtoras.
Existem muitos comentários, aqui no campo, por parte das revendas e cooperativas, alegando que o produto terá o registro cancelado, pela ANVISA, em decorrência à parte toxicológica. O ENDOSULFAN, está registrado no MAPA (Ministério da Agricultura) para diversas culturas como: Algodão, café, cacau, cana de açúcar e soja). No caso específico do café atualmente é o único produto eficiente (vide anexo – Circular Técnica Nº 67 da EPAMIG – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – (podem ler a Circular no site) confirmando o citado.
Sabemos que o produto é utilizado na cafeicultura a mais de 30 anos e que também não foram detectados resíduos acima da tolerância, nos mais diversos países importadores de café. Trata-se de um produto seguro para a cafeicultura e provado tecnicamente como um inseticida indicado no MIP (Manejo Integrado de Pragas), referido como ideal ao sistema de produção, praticamente não provocando desequilíbrio biológico aos insetos, ácaros úteis (inimigos naturais) que convivem no ambiente cafeeiro.
Baseado no exposto, caso venha ocorrer à proibição do ENDOSULFAN, deveremos mantê-la para a cafeicultura, pois, nas outras culturas registradas existem inúmeras alternativas, no mercado de defensivos.
Mesmo que venham registrar outros produtos para a broca do cafeeiro, logicamente serão muito mais caros, onerando ainda mais o setor produtivo.
Com isso o ENDOSULFAN, é seguro pelo seu longo histórico de utilização, como foi comotizado, tornou-se mais barato e logicamente as firmas fabricantes de Inseticidas, estão perdendo o interesse, pelo produto. Algumas estratégias de Marketing preferem substituir por outros produtos com maiores margens. A SINCAL solicita a Vossa Senhoria o favor de nos apoiar e explicar aos órgãos competentes a posição dos cafeicultores, deixando o registro do ENDOSULFAN para a cafeicultura.
Armando Matielli
Engenheiro Agrônomo
Presidente executivo da SINCAL
Comentarios:
Gustavo Figueira de Paula comentou em: 14/12/2011 14:14
Controle Biológico da Broca do Café
Embrapa apresenta agente de controle biológico da broca-do-cafe no VII Ciência para a Vida
http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=31981
Controle biológico da broca-do-café com o fungo Beauveria bassiana
http://hotsites.sct.embrapa.br/prosarural/programacao/2005/controle-biologico-da-broca-do-cafe