Embrapa Café comemora aniversário de 12 anos

30/08/2011
  
Flavia Bessa
 
Para marcar mais um ano de pesquisa e gestão do maior programa de pesquisa em café do mundo, a Embrapa Café oferece uma programação especial para o público interessado em conhecer um pouco mais desse produto apreciado pelos brasileiros: o nosso café de cada dia. Durante todo o dia desta quarta-feira, 31 de agosto, no hall de entrada da sede da Embrapa, em Brasília, será oferecida oficina de “Preparação e degustação de cafés” provenientes de resultado de pesquisa da Embrapa Cerrados e comerciais, ministrada pela barista Sulayne Shiratori. São quinze vagas para duas turmas, uma às 9 horas e a outra às 14 horas. As inscrições podem ser feitas até às 16h30 de terça-feira, 30 de agosto, pelo e-mail anisio.diniz@embrapa.br, especificando no campo assunto “Inscrição para oficina de cafés”.
 
Na oportunidade, também serão mostrados resultados de pesquisas desenvolvidas por pesquisadores da Embrapa Café: dois promotores isolados de plantas de café que permitem direcionar e controlar a expressão de genes a eles associados desenvolvidos em parceria com a Universidade Estadual Paulista – Unesp e o Instituto Agronômico de Campinas – IAC e as biofábricas, uma adaptação da metodologia de micropropagação que permite a multiplicação rápida das plantas de café, “clones da mãe”, de características desejáveis, como resistência à seca e a pragas como o bicho mineiro e a ferrugem. Ambos são ferramentas da engenharia genética para o melhoramento do café.
 
O promotor CaIsoR, controla a expressão de um gene pertencente à família das isoflavonas, que são ativadas por mecanismos de resposta de defesa em plantas superiores submetidas a situações de estresse, expressando-se exclusivamente em tecido foliar. Já o promotor CaPerox, pertencente à família das peroxidades, tem sua expressão ativada por mecanismos de resposta a estresse biótico ou abiótico e se expressa unicamente em raízes. Em outras palavras, o gene ligado a esse promotor só se expressará se for submetido a uma condição especifica como, por exemplo, o ataque de uma praga.
 
Já a clonagem por meio de biofábricas será apresentada para o público por meio de visualização das etapas de desenvolvimento das mudas. O resultado são plantas capazes de gerar bebida de melhor qualidade e com alta produtividade, além de benefícios socioeconômicos e ambientais, causando impactos na saúde do consumidor final e do trabalhador do campo. Além disso, a produção de mudas comerciais é reduzida em um terço graças à multiplicação rápida, em larga escala, de híbridos de valor agregado.
 
Café brasileiro ganha o mundo por sua versatilidade – Tradicionalmente, o café faz parte da cultura brasileira, sendo consumido logo pela manhã, depois do almoço e no café da tarde. Mais recentemente, o produto – produzido cada vez mais com diferencial de qualidade graças a estudos desenvolvidos pelo Consórcio Pesquisa Café, cuja programação de pesquisa tem coordenação da Embrapa Café – tem conquistado ainda mais espaço no mercado ao se combinar harmoniosamente com ingredientes diversos, resultando em receitas deliciosas, quentes ou geladas, ampliando suas possibilidades de consumo no Brasil e no mundo. As tendências de mercado apontam que o consumidor cada vez mais busca qualidade, sendo este um dos objetivos que a pesquisa persegue em toda a cadeia produtiva, buscando agregar continuamente valor ao produto.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.