Trajetória positiva do café deverá ser mantida

28 de fevereiro de 2011 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: Globo Rural

28/02/2011 
 
Arábica tem alta expressiva, demonstrando que permanecem as condições que favoreceram o grão em 2010, como limitação à formação de excedentes
 
Os preços do café arábica continuam com trajetória de alta no mercado brasileiro. Nas primeiras semanas de janeiro, o grão subiu de forma expressiva. O ritmo de negociações seguiu lento, já que os vendedores estão à espera de novas altas.


Segundo o Cepea, os fatores que favorecem os preços do arábica agora são os mesmos que influenciaram as altas em 2010. A produção mundial está próxima do consumo, limitando a formação de excedentes, e sustenta os preços internacionais. Para agravar a oferta, a safra 2011/2012 do Brasil será de bienalidade negativa, ou seja, com menor produção.


O robusta também trabalhou em cenário positivo neste início de ano. E igualmente com ritmo de vendas lento, pois os produtores esperam preços mais elevados. As perspectivas são melhores que em 2010, mas não tão boas quanto em 2007 e 2008.


O mercado internacional de café também é positivo e encontra um forte suporte na demanda crescente e, principalmente, na oferta ainda apertada. A situação é ainda mais crítica para grãos de melhor qualidade, como os produzidos na Colômbia e América Central. Segundo o levantamento da Organização Internacional do Café (OIC), o preço médio do produto brasileiro no mercado internacional fechou 2010 no nível mais elevado da última década: 33% de valorização.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.