Governo estadual bancará 50% do prêmio ao produtor que optar por fazer contrato de opção para soja, milho, café e boi
AGRÍCOLA
16/02/2011
Tânia Rabello – O Estado de S.Paulo
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou, na segunda-feira, na BM&FBovespa, decreto que garante financiamento agropecuário atrelado a contratos de opção negociados na Bolsa.
Inicialmente o financiamento valerá para contratos de opção de milho, soja, café arábica e boi gordo e funcionará da seguinte maneira: ao exercer o direito de opção na BM&FBovespa, o produtor pagará apenas metade do prêmio previsto no contrato. Os outros 50% serão subsidiados pelo governo.
Conforme explicou o secretário de Agricultura, João Sampaio, exercer a opção de venda é vantajoso para o produtor, já que se o preço estipulado no contrato for menor do que na época de comercialização da safra, o produtor pode optar por vender a commodity no mercado. Se for maior, o produtor excerce a opção e tem a renda garantida. \”A iniciativa do governo estadual, inédita no País, é uma maneira de preservar a renda do produtor rural\”, disse o governador. O Banco do Brasil será o banco conveniado para operacionalizar o projeto, dentro de um mês. As opções de produtos agropecuários obtiveram o recorde histórico na BM&FBovespa de 393.969 contratos negociados em 2010, ante 102.466 contratos negociados em 2009.