Café tem história.

Café tem história. Há centenas de anos, acordos de paz, cerimônias de coroação de reis e califas eram regados a café. Hoje o café é uma bebida universal. Sem dúvida, é a bebida mais popular do mundo. Onde quer que você esteja, se pedir “café” , receberá uma xícara fumegante com uma bebida deliciosa. Na Europa, as primeiras casas de café eram chamadas de Escolas de Sábios, onde, sorvendo lentamente o café, os estudiosos discorriam sobre os últimos poemas ou relembravam fábulas e lendas até alta madrugada. O Brasil é um país privilegiado. É o único no mundo que possui todos os tipos de grãos: o Arábica – o mais nobre, com diversos tipos e o Robusta Africana, conhecido no Brasil como Conillon.

Combinados em proporções precisas conquistam todos os paladares com infinitas variedades. Aprenda a sentir os diferentes sabores e aromas do café. Você vai se surpreender. Os diferentes tipos de grãos produzidos no país têm variações que dão a cada marca um sabor e um aroma característicos. O Arábica, abundante no sul de Minas, Goiás, Paraná, Bahia e São Paulo, e o Conillon, produzido principalmente no Espírito Santo ,Mato Grosso e Rondônia, combinados entre si ou individualmente, produzem blends e sabores diferentes.

A condição geográfica ideal para a produção de café são as regiões serranas, onde de dia as temperaturas são elevadas e à noite faz frio. A região onde ele é produzido também é fator determinante do sabor do café. Tão importante quanto região são os tratos, o cuidado que o café recebe, desde o momento que ele é plantado até a colheita e a secagem. tudo interfere na qualidade. Café é muito especial. Como um bom vinho, um bom queijo, o café é submetido a forma de classificação:

• Classificação por tipos:
Refere-se ao aspecto visual do grão de café. Se ele está inteiro ou partido, se os grãos foram colhidos maduros ou verdes.

• Classificação por bebidas:
Feita com o café preparado para ser degustado, para uma avaliação precisa do seu sabor e aroma.

Tecnicamente recebem as seguintes denominações :
• Bebida Mole – apresenta um sabor suave, mais aromático, mais doce.

• Bebida Dura – menos aromática que a bebida mole e mais consistente e forte do que suave.

• Bebida Rio – o sabor mais acre, apreciado especialmente pelos cariocas.

• Riozona – sabor com as características da bebida rio, porém, mais acentuado. São denominações técnicas que mostram a variedade de sabor e qualidade e que interferem também na cotação do seu preço no mercado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.