ECONOMIA
31/05/2010
Mecanização reduz custos na coleta de grãos de café
Para aproveitar a boa expectativa de safra e aumentar a produtividade neste cenário promissor, os produtores de café contam com a mecanização na coleta de grãos e no manejo da cultura. A colheita representa pelo menos 50% dos custos, sendo a outra metade dividida entre fertilizantes (30%) e demais despesas como água e energia, segundo dados do estudo elaborado pela P&A Consultoria, especializada no setor cafeeiro.
Para Elói Fernandes, diretor de Vendas da Husqvarna, multinacional especializada no desenvolvimento de produtos para o manejo de áreas verdes, o investimento em soluções inovadoras não poderia vir em melhor hora.
– Em vez de deixar para agir na contenção de recursos quando o período está complicado, como aconteceu na crise financeira global, os produtores hoje têm a chance de repensar suas técnicas de manejo em um cenário favorável para produção cafeeira – observa Fernandes.
O executivo ressalta que o mercado oferece poucas soluções integradas e eficientes para quem busca novas tecnologias e maior produtividade.
– Pensando nesta demanda, elaboramos o Kit Café para o produtor, com diversos equipamentos que garantem a melhoria na produtividade e rentabilidade em todas as fases.
No dia 24 de maio, foi comemorada pelo quinto ano o Dia Nacional do Café, idealizado pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) com o objetivo de promover, valorizar e manter viva, junto aos consumidores, a importância histórica, social e econômica deste produto que é cultivado há 283 anos em terras brasileiras.
“Assim como o vinho, o café começa a ser reconhecido por suas regiões produtoras e pelas combinações de grãos de outras origens. Isso pode ser constatado nas principais capitais brasileiras pelo espaço cada vez mais amplo que supermercados e lojas gourmet vem dedicando a inúmeras marcas e produtos afins”, disse a Abic em nota.
Pesquisas mostram que o consumo diário e moderado de café, ou seja, de três a quatro xícaras ao longo do dia, é benéfico ao cérebro, estimula o prazer, melhora o intelecto, estimula a memória e a atenção e ajuda no combate de diversas doenças.
O café é a bebida mais saudável para atletas. Estudos científicos mostram que, quem consome café regularmente, pode ter um aumento dos níveis de endorfina no cérebro.
Isto faz com que os atletas não se cansem facilmente e sigam adiante até atingir além do ponto máximo de cansaço físico com a força mental.
– Atletas que consomem diariamente café produzem mais endorfinas e encefalinas, aumentando sua performance – atesta o coordenador científico da Abic, Darcy Lima.
(O.A.)