Produção de café da Cooxupé deve ter redução de 5%

Por: Notícias Agrícolas




A Cooxupé (Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé) divulgou na semana passada que sua produção de café deverá ter queda de 5%. Antonio Augusto Ribeiro, superintendente da cooperativa, afirma que a redução se deve a dois motivos: o excesso de chuvas, que prejudicou o florescimento das plantas e a descapitalização dos cafeicultores, que levou a diminuição do uso de fertilizantes na última safra. 



“Em todo o Brasil tivemos um uso de fertilizantes cerca de 20% menor e aqui na cooperativa foi em torno de 4% menor”, informa Ribeiro. Ele garante ainda que a safra deste ano será menor que a do ano passado, desmistificando os boatos de que esta seria uma safra recorde de café no país. “Acreditamos que já vai começar a faltar produto no mercado. Já temos problema de abastecimento, principalmente dos cafés mais finos. A Colômbia passou por uma coisa parecida com isso em termos climáticos e devido a crise, agora isso se reflete na produção brasileira”.



Ribeiro cita também o câmbio defasado como algo que prejudica muito os ganhos dos produtores. Ele afirma que a região cafeeira estaria próspera agora, se não fosse pela valorização excessiva do real. “O câmbio está sendo um subsídio ao contrário. É um imposto”. 

Ele afirma ainda que, com as previsões de falta de café no mercado, aqueles produtores que conseguirem “sobreviver” ao mercado terão boas perspectivas de ganhos no futuro. 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.