22/09/09 às 19:00
Tito Capitani Gusmão – Mesa Café
XP Investimentos
O café não deu bola para preços esticados ou forte resistência no gráfico. Teve mais um dia de alta deixando tudo para trás e mostrando que pode ir ainda mais. O café arábica vencimento novembro na BM&F fechou a US$ 158,10, com 1,55 de alta, e volume razoável de 2.457 contratos. O spread de dezembro com março abriu para 4,00.
Em Ny o mesmo vencimento encerrou a 138,05, com 240 pontos de alta, e em Londres o novembro encerrou a 1483, com 4 pontos de alta. O dia foi todo favorável, com bolsas, petróleo e CRB no campo positivo e dólar negativo. Graficamente o café está em boa tendência de alta. Tem início, amanhã (23), em Londres, a 103 reunião do Conselho da Organização Internacional do Café (OIC).
O Brasil participa com uma delegação reforçada e pretende dar maior ênfase na questão da sustentabilidade econômica dos produtores de café. A colheita de café nas regiões de atuação da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), que atua no sul e cerrado de Minas Gerais e em parte de São Paulo, está dada por encerrada. É o que indica o coordenador de desenvolvimento técnico da Cooxupé, Mário Ferraz de Araújo.