Os exportadores brasileiros de café ganharam mais tempo para realizar as operações de venda no mercado futuro. Por solicitação do Ministério da Agricultura, a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Os exportadores brasileiros de café ganharam mais tempo para realizar as operações de venda no mercado futuro. Por solicitação do Ministério da Agricultura, a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior editou portaria que amplia de 12 para 18 meses o prazo do registro de pré-embarque do café para o mercado externo. As operações de pré-embarque do produto, são registradas no Sistema de Comércio Exterior (Siscomex).
Enquanto o volume das exportações de café cresceu apenas 4,4% para 19.299.236 sacas no acumulado de janeiro a setembro de 2005 no contraponto aos nove meses do ano passado, em igual período a receita avançou 54,2% para US$ 2,126 bilhões. As informações constam de relatório divulgado ontem pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). No confronto entre setembro de 2005 e igual mês de 2004, o volume embarcado recuou 23,6% e a receita gerada avançou 18,4%.