A proposta da entidade é disseminar todo o legado deixado por Ernesto Illy em termos de conhecimentos, ética e sustentabilidade em prol do desenvolvimento científico e cultural da cafeicultura mundial
03 de fevereiro: Ontem, durante a cerimônia comemorativa em homenagem ao falecido presidente honorário da illycaffè, Ernesto Illy, na sede da empresa, situada na cidade de Trieste, Itália, foi anunciada, oficialmente, a criação da Fundação Ernesto Illy, que será comandada por Anna Rossi Illy, esposa de Ernesto e atual presidente honorária da empresa.
A decisão de se criar a entidade já vinha sendo amadurecida pela família logo após seu falecimento. A proposta é que a Fundação promova o desenvolvimento e incremento de idéias, atividades, sugestões e todo o legado deixado por Ernesto Illy. As atividades empreendidas pela entidade terão como foco a ética, a sustentabilidade e a pesquisa científica, visando contribuir ainda mais para o desenvolvimento da cafeicultura mundial. A realização de eventos, congresso e seminários para disseminação de conhecimento, acompanhada da celebração de parcerias com universidades e institutos de renome, também são prioridades da Fundação.
Entre os projetos em análise para serem implementados pela entidade estão um curso acadêmico focado no estudo da ciência e economia do café, articulado em parceria com universidades regionais; a possibilidade de colaboração em um projeto internacional destinado ao estudo da seqüência genética do café; e a participação no projeto de testes genéticos em colaboração com a Sissa (Internacional School for Advanced Studies in Trieste – Escola Internacional de Estudos Avançados em Trieste).
Além do anúncio da criação da Fundação, outras ações serão feitas em memória de Ernesto Illy, conhecido carinhosamente no Brasil como “embaixador do café”.. As fábricas pertencentes à empresa interromperão seu trabalho por uma hora para lembrar a morte do fundador da illycaffè, ocorrida um ano atrás, em 3 de fevereiro. Simultaneamente, será descerrada uma placa comemorativa, cujas palavras gravadas foram escritas por colaboradores da companhia, por meio de um comitê formado especialmente em memória ao ex-presidente honorário.
Sobre a illycaffè
Sediada em Trieste, na Itália, a illycaffè produz e comercializa um único blend de café espresso sob uma única marca, líder em qualidade. O produto está disponível em mais de 50 mil dos melhores restaurantes e cafeterias do mundo. Vendido em 140 países, são servidas mais de 6 milhões de xícaras de café “espresso” illy por dia. A espressamente illy, sua cadeia de franquia de cafeterias no estilo italiano, está presente em 33 países com mais de 200 lojas. Com o objetivo de espalhar a cultura do café, a illycaffè fundou a Universidade do café, um centro de excelência, com nove unidades, que oferece treinamento prático e teórico sobre todos os aspectos do café para produtores de café, baristas e entusiastas. Possui mundialmente mais de 700 colaboradores e um faturamento consolidado de ? 270 milhões em 2007, com acréscimo de 10% em relação ao ano anterior.
A illycaffè compra café verde arábica da melhor qualidade diretamente dos cafeicultores, por meio de parcerias que se baseiam na sustentabilidade e reciprocidade. A empresa estimula esta cooperação a longo prazo – com os melhores produtores de café do Brasil, América Central, Índia e África – fornecendo know-how e tecnologia, além de preços acima da média do mercado.