Cuidados na cafeicultura

25 de janeiro de 2009 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: 23/01/2009 11:01:52 - Zoonews

A produção de café para a safra 2009/10 foi estimada, pela Conab, entre 36,9 e 38,8 milhões de sacas de 60 kg, representando uma redução de 15,6% e 19,8% em relação à safra passada. Essa queda é devido ao ciclo da baixa bienalidade da cultura, mas o menor investimento nos tratos culturais ocorridos em 2008 também afetou a produção.


Alguns produtores, por estarem descapitalizados, economizaram nos cuidados de campo, devido aos altos preços dos insumos. Os adubos tiveram uma elevação de quase 100% em meados de julho do ano passado, com isso muitos produtores não fizeram a adubação correta. Algumas fontes acreditam na queda do preço dos fertilizantes, uma vez que houve retração na demanda em 2008.


Segundo André Luiz Alvarenga Garcia, Engenheiro Agrônomo e Pesquisador da Fundação Procafé, os tratos culturais são feitos de três a quatro vezes (início de novembro, final de dezembro e final de fevereiro). Como estamos em janeiro, falta apenas um ou dois tratos, dependo do tipo de adubação que o produtor está usando, para poder terminar o trato cultural. “Devido a isso, a expectativa de queda dos fertilizantes em 2009 não afetará a produção da próxima safra, pois os cuidados já eram para ter começado. O que pode acontecer é amenizar ou melhorar um pouco a produção”, complementou.


O manejo integrado é muito importante nesta época do ano, pois utiliza várias táticas para o controle de pragas. Mas, segundo Garcia, os produtores não estão atentos a esses detalhes. “Na região do Sul de Minas, o nível de infecção de ferrugem está muito alto, devido às altas temperaturas e a alta umidade. E os produtores não estão atentos a isso. Essa época é a de controle. Há também ocorrência de broca e de plantas daninhas, que devem ser observadas e controladas”, complementou.


 


Fonte : café e Mercado



 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.