Starbucks em Lisboa com 87 mil formas de beber café
LEONOR MATIAS
Restauração. Multinacional norte-americana acaba de abrir uma loja no Centro Comercial Alegro, em Alfragide (Lisboa), e deverá em Novembro abrir a segunda em Belém. Um dos trunfos é o preço e Portugal passou a ser o país com o expresso mais barato do mundo vendido na sua rede de lojas
A Starbucks chegou a Portugal com os seus famosos cafés e as mais de 87 mil maneiras de os beber. Para já, Portugal consta na lista da empresa norte-americana como país onde é vendido o expresso starbucks mais barato do mundo (1,20 euros, contra 1,60 euros em Espanha).
A primeira loja da famosa cadeia de Seattle abriu no final de Setembro e ameaça transformar-se num ponto de referência no Centro Comercial Alegro, em Alfragide. Além de oferecer a experiência de beber um café único – cada pessoa pode conceber a sua bebida, a Starbucks pretende recriar o ambiente tradicional dos cafés, onde os clientes se podem sentar à mesa a saborear o seu café e a desfrutar o ambiente. Luís Mello, director de operações para o mercado nacional, diz que o cliente pode ficar o tempo que quiser. “Ninguém o vai incomodar.” Em todo o mundo onde está presente, a Starbucks é conhecida como o Third Place, ou seja o local de eleição entre o trabalho e a casa.
Na loja, existem vários tipos de chávenas, desde a do café expresso até à chávena tipicamente americana, que leva quase meio litro de café. Os americanos gostam do café mais aguado, enquanto os portugueses preferem-no mais curto e forte. Portugal é conhecido como um país com uma forte cultura do café
Na Starbucks o café é classificado por zona de origem: o café Latino–Americano, da Ásia e Pacífico e de África, cada um com características diferentes, e se o cliente não sabe que café escolher os funcionários ajudam-no a escolher. Um é mais encorpado, outro mais suave, ou mais aromático, e depois há as combinações. Cada café ostenta um selo conforme a sua origem. O café originário do Kenya distingue-se com um selo onde um elefante parece estar a sair da savana, enquanto a variedade Verona (um blend de cafés da América Latina e da região da Ásia Pacífico) ostenta um selo com uma imagem romântica de uma ponte de Seattle.
Cada cliente pode personalizar a sua bebida, adicionando toppings de caramelo, avelãs, natas, leite, doses extras de café, canela, noz moscada, baunilha, etc. Para os que não apreciam café, há uma grande variedade de chás. A acompanhar as bebidas existem os típicos bolos americanos, como o roll de canela, ou os portuguesíssimos pastéis de feijão e nata. Do plano de expansão consta a abertura de uma segunda loja em Belém, junto aos Jerónimos, que deverá abrir no final de Novembro. A terceira vai situar-se também em Lisboa.|