5º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas encerra 2ª etapa se prepara para a final
Na foto, de camisa azul claro, o coordenador dos provadores, Jorge Menezes, ladeado de provadores do IMA e da Santantonio State Coffee, durante a segunda etapa na prova sensorial, degustando os cafes da safra 2008, no laboratorio de qualidade da UFLA
Créditos: Marcos Fabri
O 5º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais encerrou no último dia 4, em Lavras, a 2ª etapa do evento, com a classificação de 169 amostras de café. A lista com o nome dos produtores já pode ser consultada no site da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
Estas amostras concorrerão agora, à fase final prevista para o período de 15 a 19 de outubro, no município, com mais uma prova de degustação, feita por provadores especializados de café do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), cooperativas, exportadoras, indústrias e cafeterias. Os especialistas vão conferir mais uma vez características que definem o paladar dos cafés, como doçura, acidez, aroma e sabor, entre outras.
Desta etapa final sairão os melhores da qualidade da safra 2008 em Minas Gerais. No encerramento, agendado para 30 de outubro, acontecerá o leilão dos cafés campeões, a divulgação do nome dos cafeicultores vencedores do Concurso e a premiação dos melhores cafés, a partir das 14 horas, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Pela manhã, os compradores de café vão poder experimentar o produto, no laboratório de Qualidade de Café da UFLA, das 8 às 12 horas.
De acordo o regulamento, na solenidade final, cafeicultores das 50 amostras dos cafés classificados vão receber certificado de participação no Concurso. Destes, os cinco primeiros, de cada categoria (Café Natural e Café Cereja Descascados e Despolpados/Desmucilados), serão agraciados com prêmio, além do diploma de participação. As cinco amostras finalistas, de cada categoria, serão leiloadas, com ágio de R$ 100 por saca.
As 365 amostras de café, que concorreram nessa 2ª etapa, foram selecionadas por técnicos do IMA e provadores de outras instituições, durante a chamada “prova de xícara”. O ato consistiu na avaliação de características sensoriais do grão, em testes realizados na UFLA, nos Centros de Excelência do Café em Machado, Viçosa, Patrocínio e na Escola Agrotécnica de Machado. Foram classificadas as 200 melhores amostras do produto na categoria Café Natural e 165 amostras de Café Cereja Descascados e Despolpados/Desmucilados. De acordo o gerente regional da Emater-MG de Passos, Marcos Fabri Júnior, da Comissão organizadora da edição 2008, os grãos também passaram por análise física, mas apenas na 1ª etapa, e somente o IMA avaliou este quesito.
VALORIZAÇÃO DOS CAFÉS REGIONAIS
De acordo Marcos Fabri Júnior, o evento deste ano também quer chamar atenção para a produção de café em cada uma das quatro regiões cafeeiras do Estado. “Além do café do Estado como um todo, queremos valorizar o produto regionalmente, mostrando a produção do Cerrado, da Chapada de Minas, das Matas de Minas e do Sul. Até o ano passado, tínhamos o encerramento do concurso em nível estadual. Esse ano vamos inovar. Além do encerramento em Lavras, no final do mês, vamos fazer uma solenidade de encerramento em cada uma das quatro regiões. É uma forma de ressaltar o valor do produto por região”, argumenta.
O Concurso de Qualidade dos Cafés é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e da Emater-MG, em parceria com a UFLA. O evento recebeu este ano 1.200 inscrições, superando 2007, quando 1.160 cafeicultores mineiros se inscreveram. A região Sul manteve a liderança, com 60% das inscrições.
Minas Gerais ocupa o 1º lugar no ranking dos maiores produtores de café do país, segundo o IBGE. Dados da Emater-MG mostram que o Estado tem uma produção de cerca de 22.105.814 sacas de 60 quilos de café beneficiados para uma área de 1.033.260 hectares.
FONTE
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Telefone: (31) 3349-8241