Cem mil sacos de café Colombiano deixarão de ser exportados por greve no transporte de carga rodoviária
NEWSCAFEICULTURA – Bogotá, agosto 1 do 2008 – Os cafeicultores Colombianos emitiram hoje voz de alerta pela greve dos camioneiros que competa dois dias.
“Os efeitos são imediatos, e já começaram a sentir-se nas exportações do Café Colombiano”, observa o gerente da Federação Nacional dos Cafeicultores, Gabriel Silva.
De acordo com os primeiros relatórios da Federação, se continuar a greve durante o final de semana, pelo menos, 100.000 sacas de 60 kilos deixarão de ser exportadas.
Silva, resaltou, que além dos danos que representa a não entrega do café aos clientes do exterior, a greve dos camioneiros afeta diretamente a renda de mais de 500.000 famílias de pequenos cafeicultores do país.
“Nós solicitamos ao governo e aos grevistas para que encontrem uma saída rápida a paralização e com isso, evitaria-mos maiores danos não somente a cafeicultura mas também à indústria nacional, procurando sempre, uma saída que não represente o aumento dos preços dos fretes”, reiterou o gerente da Federação.
De continuar o protesto por mais duas semanas, se calcula que o pais vai deixar de exportar pelo menos 1.000.000 de sacas de 60 kilos.
Embora a Federação dos Cafeicultores cumpra totalmente com o pagamento dos valores das cargas estabelecidas por decreto do Ministério dos Transportes, o mais conveniente seria que os preços sejam regidos pela oferta e a demanda e não por atos administrativos, como é praticado hoje, concluiu Silva