Os investidores devem descobrir esta semana se a incursão do McDonalds Corp. na área de cafés mais sofisticados está perdendo impulso.
Na quarta-feira, a empresa planeja divulgar os resultados do segundo trimestre. Os executivos da empresa devem explicar o que estão fazendo para amenizar os altos custos dos ingredientes e se a alta do petróleo está levando os consumidores a cortar os Big Macs e as batatas fritas.
Eles talvez tenham que defender suas altas apostas em lattes e capuccinos que a empresa quer incluir nos cardápios de 14.000 restaurantes dos Estados Unidos até o ano que vem, como parte de um plano mais amplo de expansão das bebidas. O mergulho do McDonalds nos cafés ocorre no momento em que a Starbucks Corp. está fechando 600 lojas nos Estados Unidos devido à queda nas vendas.
Números de venda do McDonalds sugerem que esses cafés mais sofisticados, oferecidos em pelo menos 1.700 lojas, não estão vendendo bem.
O mapa das seis mais importantes áreas de comercialização dessas bebidas mostra que as vendas na maioria dos mercados atingiram o pico três semanas depois do lançamento e depois declinaram nas semanas seguintes, em alguns casos de forma aguda, segundo documentos examinados pelo Wall Street Journal.
William Whitman, porta-voz da McDonalds, disse que esses dados são uma representação incompleta das vendas totais e que muitos dos grandes mercados estão confirmando ou superando as expectativas.
Há um número muito grande de variáveis influenciando as vendas, o que torna difícil ter uma conclusão definitiva dos dados, especialmente porque o programa ainda está no estágio inicial. Até agora, o McDonalds não fez um esforço de marketing de larga escala para essas bebidas. Além disso, como muitas dessas bebidas são quentes, elas podem não vender muito bem no verão.
Editoria: THE WALL STREET JOURNAL AMERICAS