Uíge, 09/06 – Oitocentas toneladas de café serão colhidas este ano, na província do Uíge, pelos cafeicultores locais, deu a conhecer no último fim- de-semana, o chefe de departamento local do Instituto Nacional do Café, Zeferino Moma.
O responsável deu a informação à Angop, à margem do acto da abertura campanha de colheita de café, ocorrida na localidade do Tange, município do Uíge, assistida por responsáveis do sector da agricultura, das associações de camponeses e cafeicultores.
Zeferino Moma, que não precisou a quantidade de café colhido na época passada, disse que este número representa um aumento em relação ao ano transacto, fruto do apoio em termos de instrumentos de trabalho como catanas, enxadas e limas já entregues aos cafeicultores da província.
“A produção vai aumentando ano após ano, fruto do dinamismo que está a ser empregue pelo instituto, o que está incentivar os cafeicultores a produzir cada vez mais café”, sublinhou.
Neste quadro, dois mil quinhentos e trinta e sete cafeicultores da província do Uíge vão beneficiar, ainda este ano, de micro-créditos para incrementar a produção do café na região, no âmbito do programa do Instituto Nacional do Café.
De acordo com o responsável, os camponeses vão receber entre 100 a 500 dólares para serem aplicados durante a sua actividade, cujo prazo de reembolso vai até dois anos sem juros.