COFFEE SHOPS SÃO BRAZ OFERECEM CAFÉ COM ARTE

17 de abril de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo

Recife – Café com Arte. Este é o nome do projeto idealizado pela São Braz cuja receita une gastronomia e artes plásticas a uma ampla pitada de sabor social. As sete lojas da marca em Pernambuco estão oferecendo aos seus clientes cartões-postais que reproduzem telas de 10 expoentes das artes plásticas do Nordeste, como Romero Andrade Lima, Tereza Costa Rego e Zezito Goiana. Toda a renda obtida com a venda dos cartões, R$ 1 cada, será revertida para o Instituto Materno Infantil de Pernambuco, o IMIP.

A parceria entre a indústria e o IMIP já acontece há mais de 10 anos, por meio do projeto Empresa Solidária. O café com Arte permite que a São Braz amplie, ainda mais, essa contribuição proporcionando recursos para o desenvolvimento do trabalho do Imip em áreas como pesquisa, ensino e assistência médico-social.

Os cartões-postais são reproduções de obras criadas pelos artistas plásticos Zezito Goiana, Romero Andrade Lima, Tereza Costa Rego, Maurício Arraes, Roberto Ploeg, Pragana, Manuel Dantas Suassuna, Antônio Mendes, Sandro Maciel e Mané Cláudio. Apesar dos estilos e métodos diferentes, um dado em comum a todos eles: a origem nordestina. Maurício Arraes, um dos participantes do projeto, comemora a junção de artes plásticas com uma iniciativa de caráter social. “Sempre misturei esses dois fatores, dentro e fora das telas. Contribuo para instituições filantrópicas há anos. E minha pintura retrata a realidade. É meio crua, baseada no que vejo”, explica.

Segundo o gerente de marketing da São Braz, Frederico Dominguez, o objetivo é que o café com Arte ganhe continuidade com a adesão de novos artistas. “Além disso, os interessados em arte contemporânea pernambucana poderão ter uma rica coleção com as obras de alguns dos seus maiores representantes”.


SÃO BRAZ APOSTA NA CRIAÇÃO DE BLEND EXCLUSIVO


Um sabor exclusivo. Com a marca e o gosto da São Braz. Para oferecer aos amantes do café um blend com essas características, a empresa está fazendo uma elaborada pesquisa em fazendas de café de Minas Gerais com o objetivo de encontrar um sabor que se harmonize com o paladar do nordestino. A “arquiteta” responsável pela construção dessa mistura será a renomada barista carioca, Isabella Raposeiras.

O novo ” café Coffee Shop” será desenvolvido exclusivamente para o preparo do espresso. Significa que os grãos escolhidos deverão apresentar resultado sensorial agradável e aconchegante. “A pesquisa é para que o blend tenha a doçura natural da fruta alta, seja encorpado e aromático, apresentando notas perfumadas cítricas e um sabor residual tão doce quanto o melado da cana. O objetivo é mostrar ao consumidor que o café espresso precisa ser adocicado, cremoso e ter um sabor residual prolongado. Que deve ser uma bebida inesquecível e não agressiva”, explica Raposeiras. A previsão é que ele chegue a todas as 10 lojas do Coffee Shop São Braz nos próximos 30 dias.

A São Braz é a primeira indústria regional a apostar na tendência de elevar o café ao status de bebida sofisticada como o vinho e contratar um profissional especialista para dar o devido mérito ao “drink” ou ao que até então se chamava de “cafezinho”.

Quem é? – A carioca Isabella Raposeiras Carioca venceu o primeiro Concurso Nacional de Baristas, realizado pela Associação Brasileira de cafés Especiais, em 2002, tornando-se a primeira brasileira a participar da etapa mundial do concurso, realizada em Oslo, Noruega. No inicio de 2005, foi indicada ao The SCAE 2005 Awards for Coffee Excellence, considerado o Oscar do café, na categoria “Jovem empreendedor”, concedido pela Associação Européia de cafés Especiais por ter criado em São Paulo sua própria Academia de Barismo, o primeiro centro para estudos de café do país, inaugurada em setembro de 2004. Faz viagens periódicas à Europa, organiza campeonatos, dá palestras em eventos internacionais de café, faz consultoria e cria cartas de café exclusivas para empresas nacionais e estrangeiras.

Barista – O barista é o responsável, numa cafeteria, pela seleção dos melhores tipos de grãos utilizados, verificação das condições de armazenamento, da extração encorpada que valorize a espuma, o sabor e controle de qualidade de todas as fases do processo; até o blend, apresentação e receitas, entre outras atribuições. A profissão existe há mais de 70 anos na Europa, principalmente na Itália, onde o sabor e a correta apresentação de um espresso é tão valorizada quanto a própria gastronomia local.

Gourmet – A Abic estima que 15% das vendas de café no país, até o ano de 2010 sejam de categoria especial – tipo gourmet, orgânico e savory. A São Braz, que tem uma linha completa de sete opções de cafés Premium torrado e moído, é a única a dispor do tipo São Braz Gourmet savory, especial para maquina de cafés espresso


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.