Consumo

Design inovador nas embalagens da Cafeeira Garibaldi

Processo de criação inusitado detalha etapas de produção do café

Postado em 10/01/2017 10:36 | atualizado em 10/01/2017 10:36

Por

     

Entre Gestão & Design desenvolveu novas embalagens a partir de desenhos feitos com os próprios grãos usados na produção da bebida


     

Do campo à xícara: esta é a experiência que a Entre Gestão & Design proporciona aos amantes do café com as novas embalagens desenvolvidas para a Cafeeira Garibaldi. Com sede em Itajaí, a Garibaldi é um centro de excelência quando o assunto é uma das bebidas preferidas dos brasileiros, oferecendo espaço de cafeteria, cursos, assistência técnica, máquinas e, claro, cafés de alta qualidade.

A Garibaldi escolheu os serviços da Entre Gestão & Design, de Joinville, para o design das embalagens de 500 gramas e um quilo, oferecidas em três linhas: tradicional, superior e gourmet. Chama a atenção o processo de criação utilizado pelos designers: a ilustração que toma conta de mais da metade da embalagem foi feita a partir de um esboço usando o pó de café como base. O processo pode ser acompanhado neste vídeo.


     

 
Tendências
 
Utilizado por artistas ao redor do mundo, como Vik Muniz, brasileiro radicado em Nova Iorque, o uso de objetos para a criação de peças de arte tem se tornado mais frequente nos últimos anos, mas ainda é pouco utilizado no Brasil e quase insipiente no Sul do País. “A ilustração apresenta e representa todo o processo de produção do café, desde o plantio até a xícara”, comenta a designer Jenifer Preuss, coordenadora do projeto na Entre Gestão & Design.

Após a criação de um esboço, a imagem foi feita usando pó de café para o desenho final. Esta é a base da ilustração que, mais tarde, se tornou parte do layout impresso na embalagem. “Sempre gostamos muito de realizar experimentações, trazendo novas alternativas para a etapa de criação no design. Por isso optamos por criar as novas embalagens por meio desta técnica e com a própria matéria-prima fornecida pelo cliente, os grãos nobres e selecionados de café, o que garantiu genuinidade à ilustração”, explica Jenifer, que entre outras especializações dedicou dois anos de estudos à História da Arte Ocidental.
 
Arte e requinte


     


 
A prática também está alinhada com o perfil da Cafeeira Garibaldi, que preza pela qualidade e rastreabilidade dos grãos da bebida comercializados pela marca. “A Garibaldi entende a fabricação de cada café servido como um processo de arte e requinte, assim como nós entendemos e traduzimos a nova identidade visual das embalagens”, comenta.

Ao usar o café como base para a ilustração, Jenifer conta que foi possível trabalhar com o volume, a textura e a cor dos grãos. “Criamos uma ilustração absolutamente original e com alto apelo artístico”, indica.

As novas embalagens já estão no mercado e de acordo com o proprietário da Cafeeira Garibaldi, Carlos Alberto Téka, a Entre Gestão & Design conseguiu expressar muito bem a ideia da “arte” de produzir café. "Quando alinhamos os objetivos para o projeto da nova embalagem, o conceito ‘a arte do café’ expressou a forma como nós da Cafeeira Garibaldi vemos o processo de produção de um bom café. E os designers da Entre captaram isso com perfeição, desenvolvendo uma embalagem que expressa a nossa história e mostra nosso principal diferencial."


     

SOBRE A ENTRE GESTÃO & DESIGN
 
A Entre Gestão & Design é um escritório de design fundado em Joinville (SC) em 2009 pelos profissionais Lucas Baldissera e Jenifer Preuss. Entendendo o design como uma ferramenta de transformação que extrapola questões estéticas, a empresa aposta no Design Estratégico para garantir as melhores experiências e os melhores resultados aos seus clientes.

Com foco nos segmentos de indústria e serviços, a Entre Design tem expertise na gestão e desenho de marcas, materiais institucionais e promocionais, naming (nome e slogan), desenvolvimento de embalagens, design de produto, gráfico, digital (estudos de usabilidade e interface gráfica) e ambiente (sinalização). Além disso, mantém um proposta focada no planejamento estratégico, atuando em lançamento de produtos, fusão de marcas, atualização visual, mudança no perfil do consumidor e da marca e também desenvolve projetos para empresas que desejam levar sua marca e produtos para o mercado externo.

Atualmente, a Entre Gestão & Design atende clientes como Franke, Viplan Engenharia, Botica de Banho, Extratos da Terra e Vitalin, entre outros. Nos últimos anos, conquistou importantes prêmios nacionais, como o ABRE Design (Troféu Ouro na categoria Embalagem em 2010 e 2014) e destaque em sites internacionais como o Favourite Design e o Design and Design.
 
Para saber mais, acesse www.entredesign.com.br