Mais Café

A química em sua xícara de café

O cheiro de café pela manhã. Quem não gosta de acordar e sentir o aroma de um café feito na hora?

 

postado em 25/01/2018 | Há 4 semanas

Pois bem, como tudo na vida passa pela química, nosso adorado café não poderia ficar de fora da lista. E uma boa xícara de café, depende do seu conhecimento nessa disciplina.

O ato de preparar o café, em si, já é uma fórmula química. A fusão da água quente com o grão, torrado e moído do Coffea, nome científico do café, e o composto resultante nada mais são do que uma reação química. Fale com algum dos nossos tutores em https://preply.com/pt/skype/professores--quimica e descubra muito mais, além da química envolvida no preparo dessa deliciosa bebida.

Nossa conhecida, a cafeína

Existem um grande número de compostos químicos em uma xícara de café. Destes, a grande maioria apresenta alguma, ou algumas, substâncias importantes para a saúde do corpo humano. No topo da lista encontramos a cafeína, certamente o mais famoso alcaloide presente no café, ora vista como aliada, ora como vilã.

E como tudo na vida tem seus prós e contras, com a cafeína não poderia ser diferente. Quando consumida sem exageros, esta tem sido relacionada a um melhor desempenho físico e mental. Contudo, o consumo demasiado da substância pode causar, em algumas pessoas, efeitos indesejados como insônia, dores de cabeça, ansiedade e até arritmia cardíaca.

Outros benefícios

Além da cafeína, a niacina, proveniente da trigonelina durante o processo de torra dos grãos, é conhecida como vitamina B3. Responsável pela manutenção do DNA e pelo metabolismo celular energético, a vitamina B3 é mais importante para nossa saúde do que a cafeína. Mais que isso, a niacina ainda remove algumas substâncias tóxicas do organismo e está relacionada à produção de hormônios sexuais.

Grande concentração de minerais

Há muito mais química no café em sua mesa do que você imagina. Alguns elementos da grande tabela periódica estão presentes em uma simples xícara de café. Primordiais na manutenção da saúde humana, os minerais ocupam um considerável espaço no líquido escuro de aroma agradabilíssimo.

 

Veja tambÉm: