Comércio

Café: Chuvas após período seco ocasionam queda dos frutos em Nova Resende (MG)

Os cafeicultores da região de Nova Resende/MG estão preocupados com a queda de frutos grandes e chumbinhos nos últimos dias.

 

postado em 05/01/2018 | Há 1 mese

05 01 2018 Isso aconteceu devido ao período de seca após a florada. Com este cenário, pode haver quebra de produção na safra.

O presidente do Sindicato Rural do município, Ronaldo Ferreira Cardoso, alerta para o surgimento de doenças nos cafezais. A falta de chuva, em novembro, pode ter ocasionado a ineficiência e com o excesso de precipitação está provocando o abortamento dos frutos. “A presença de algumas bactérias com as chuvas intensas acabou prejudicando as planta que não estava bem nutrida, por falta de água”, ressalta.

No entanto, as previsões climáticas indicam a continuidade das chuvas para os próximos dias na localidade. Neste período, começa a fase de enchimento de grãos em que necessita de sol e chuvas. “Se continuar chovendo depois de fevereiro, quando o grão passa para maturação, pode aparecer outras doenças e perder a qualidade”, explica.

De acordo com a Cooxupé (Cooperativas dos Cafeicultores de Guaxupé), outras regiões do estado também estão enfrentando o mesmo problema. Em determinadas áreas, foram registradas chuvas de ventos e granizo, que também, contribuiu para a queda dos frutos.

Confira a entrevista com Ronaldo Ferreira Cardoso – Presidente do Sindicato Rural de Nova Resende/MG

Fonte: Notícias Agrícolas (Por Fernanda Custódio e Andressa Simão)

 

Veja tambÉm: