Comércio

Morre aos 58 anos Ricardo Tristão, herdeiro do Grupo Tristão

O empresário Ricardo Tristão, 58 anos, morreu na tarde desse sábado (30/12) após sofrer um infarte na casa da família no Condomínio Aldeia da Praia, na Praia do Morro, em Guarapari.

 

postado em 02/01/2018 | Há 2 meses


02/01/2018 Terceiro filho do empresário de café Jônice Tristão com a esposa Ilza, ele atuava como diretor da divisão internacional do Grupo Tristão, em Londres.

Ele passava as férias de final de ano com a família em Guarapari, quando passou mal repentinamente por volta do meio-dia.

Segundo um parente, Ricardo veio com a família para o Brasil para passar as festas de final de ano com os familiares, o que era um acontecimento tradicional, e tinha uma vida equilibrada e saudável, buscando sempre se cuidar, o que fez a fatalidade ser totalmente inesperada. “Ele era muito querido por todos”, contou.

O velório e sepultamento foram realizados no domingo (31/12), no Cemitério Santo Antônio, em Vitória. Ele deixa a esposa Laura Carneiro Vivacqua Tristão, e três filhos: Victor, Daniel e Bianca Tristão.

O governador Paulo Hartung enviou nota à imprensa lamentando a morte do empresário, que chamou de um profissional extremamente preparado. “É uma perda muito grande para sociedade capixaba. Sou amigo e admirador da família Tristão. Ela teve enorme influência na evolução da cafeicultura capixaba. Tanto na implantação de uma maneira definitiva do conilon, como na evolução do café arábica. Ricardo, um profissional extremamente preparado, nos deixa muito jovem. Ele teve papel importante na estruturação da empresa exterior. Registro minha tristeza pessoal, da minha família e presto, em nome dos capixabas, homenagens aos familiares e amigos”, disse.

O presidente do Centro do Comércio do Café de Vitória, Jorge Nicchio, também se mostrou triste com a morte do colega de ramo. “É uma empresa que é um orgulho capixaba, e ele era uma pessoa muito importante para o nosso segmento. A família Tristão é importante não só para a cafeicultura do Espírito Santo mas de todo o Brasil. Estamos todos muito tristes com essa perda”, comenta.

História

Ricardo estava à frente da Tristão UK, empresa do grupo capixaba na Inglaterra. Ele era um dos herdeiros do grupo cafeeiro, que teve início em 1935, em Afonso Cláudio, na região Serrana do Estado, quando José Ribeiro Tristão abriu um pequeno secos e molhados que vendia de alimentos a suplementos agrícolas. Anos depois, ele resolveu apostar no café como principal área de atuação.

Em 1960, já sob o comando de Jônice Tristão, filho de José, a empresa deu início à exportação de café e ampliou as operações, surgindo assim a José Ribeiro Tristão e Filhos que, na década de 70, transforma-se em duas empresas: Tristão Companhia de Comércio Exterior e Triscafé Armazéns Gerais. Em 1971, foi fundada a Realcafé Solúvel do Brasil.

Desde 1988, as empresas do grupo estão sob o comando da terceira geração da família, com a entrada dos filhos de Jônice: Ronaldo, Sérgio, Ricardo e Patrícia. Hoje, o Grupo Tristão é considerado um dos mais sólidos da economia capixaba e um dos maiores da indústria de café do mundo.

Fonte: Gazeta Online

 

Veja tambÉm: