Produção

BSCA apresenta os melhores cafés especiais de seus associados

Em cerimônia realizada na Sociedade Rural Brasileira (SRB), em São Paulo (SP), o café produzido por via úmida na Fazenda Sertãozinho, em Botelhos, no Sul de Minas Gerais, sagrou-se o campeão da categoria, com 91,75 pontos na escala de zero a 100 da compet

 

postado em 29/11/2017 | Há 2 semanas


28/11/2017  - Na noite desta segunda-feira, 27 de novembro, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) apresentou ao mundo os melhores cafés especiais produzidos por seus associados que possuem certificação de sustentabilidade com a divulgação dos vencedores do Concurso Aroma BSCA 2017 nas categorias “Via Úmida”, para cafés cerejas descascados e/ou despolpados, e “Via Seca”, destinada aos cafés naturais, colhidos e secos com casca.

Em cerimônia realizada na Sociedade Rural Brasileira (SRB), em São Paulo (SP), o café produzido por via úmida na Fazenda Sertãozinho, em Botelhos, no Sul de Minas Gerais, sagrou-se o campeão da categoria, com 91,75 pontos na escala de zero a 100 da competição. Na sequência do ranking, vieram os cafés cerejas descascados ou despolpados da Fazenda Santa Izabel (Ouro Fino), também localizada no Sul de Minas, da Granja São Francisco (Carmo de Minas), do Sítio da Torre (Carmo de Minas) e da Santa Rosa Estate Coffee (Soledade de Minas), todas situadas na Indicação de Procedência da Mantiqueira de Minas Gerais.

Na categoria “Via Seca”, a Fazenda Sertãozinho também foi a grande campeã, com um café que conquistou 94,25 pontos. Os outros quatro vencedores são oriundos da Indicação de Procedência da Mantiqueira de Minas Gerais: Granja São Francisco, Sítio da Torre, Sítio Nossa Senhora do Carmo (Carmo de Minas) e Fazenda Serra das Três Barras (Carmo de Minas), respectivamente segundo, terceiro, quarto e quinto colocados.

Os vencedores das duas categorias têm compradores garantidos. As empresas Bourbon Specialty Coffees, Café do Mercado, Orfeu Cafés Especiais, Três Corações, Cambraia, CarmoCoffees, GOLD Cafés Especiais, Il Barista, Lucca Cafés Especiais, Mundo Café, Olam Coffee, Senhor Espresso, Octavio Café, Suplicy Cafés Especiais e Vimi Café Gourmet assumiram o compromisso e farão a aquisição dos lotes. O campeão da categoria “Via Úmida” também receberá o novo torrador TL2 da Pinhalense, uma das patrocinadoras da competição.

Além da premiação aos vencedores, a programação do Concurso Aroma BSCA 2017 contou, ainda, com a apresentação do “Relatório de tendências para os cafés especiais no mercado brasileiro” por parte da consultoria Euromonitor International, que possibilitou à BSCA uma melhor compreensão do tamanho do mercado no Brasil para projetar crescimento nos próximos anos, analisar os principais segmentos e posicionamentos de cafés especiais, identificar os principais canais de venda e as tendências que impactam este setor e ampliar a compreensão do mercado de cafeterias no Brasil. Houve, também, palestra de profissionais do Rabobank, que abordaram “Economia, café e sustentabilidade”

 

Veja tambÉm: