Tecnologias

Incaper lança variedade de café mais resistente à seca no ES

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou uma variedade de café conilon mais resistente à seca no Espírito Santo, na última sexta-feira (17).

 

postado em 24/11/2017 | Há 3 meses

O lançamento aconteceu na Fazenda Experimental de Marilândia, no Norte do estado.

O objetivo é aumentar a produção e melhorar o café produzido no estado. O pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão, explicou que foram 30 anos de pesquisa para chegar a esse resultado.

“A gente sempre trabalha aproveitando a variabilidade do café que existe no Espírito Santo, ou seja, as diferenças que existem nas plantas. No universo de mais de mil plantas que são avaliadas no nosso experimento, nós aproveitamos os dados experimentais e selecionamos umas 12 resistentes à seca”, explicou o professor.

Ainda segundo Ferrão, o conilon é uma planta de fecundação cruzada e por isso são necessários 12 plantas resistentes à seca. “A gente não pode lançar um clone apenas porque uma planta precisa da outra para fazer o cruzamento, ter a fertilização da flor e do fruto. A ciência diz que uma variação de café não pode ser formada com menos de oito clones”, completou.

A nova variedade é uma planta mais resistente à falta de água e a técnica faz a multiplicação da nova variedade de café ser até 50% mais rápida que as que já existem.





O lançamento da variedade e de uma nova técnica para a multiplicação de mudar acontece às 8h30, em Marilândia.
“É mais uma entrega que a gente está dando uma resposta do produtor rural. O período de seca um dia volta, mas a gente tem que estar preparado para isso. Ela veio para dar o conforto e entender que o Incaper se antecipou ao problema”, disse o diretor técnico do instituto, Mauro Rossini.

Segundo o Incaper, o Espírito Santo é responsável por produzir mais de 75% dos grãos de conilon do país. São 78 mil famílias produtoras gerando 250 mil empregos diretos e indiretos no campo.

Fonte: G1 ES e TV Gazeta ES

 

Veja tambÉm: