Produção

Café conilon capixaba surpreende júri internacional

A proposta é certificar a qualidade do robusta produzido no Espirito Santo

 

postado em 24/10/2017 | Há 3 semanas

Café conilon capixaba surpreende júri internacional
24/10/2017 - Integrantes de um júri internacional avaliaram nesta segunda-feira (23) vinte e quatro amostras de café conilon produzidos nas regiões Sul, Noroeste e Centro-Serrana do Espírito Santo. O objetivo do trabalho, realizado no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Venda Nova do Imigrante, foi caracterizar os grãos dessa variedade cultivados no Estado.
 
Sílvio Leite, um dos jurados e referência em classificação de cafés, enfatiza que o conilon especial capixaba surpreendeu pela qualidade. Segundo o especialista, os jurados tiveram uma impressão bastante positiva quanto à produção capixaba. Na mostra, foram apresentados cafés de várias regiões do Espírito Santo.
 
Visita às propriedades

Nesta terça-feira (24), os jurados farão visitas a fazendas produtoras de café no estado em Colatina, São Domingos do Norte e Santa Teresa. Uma das propriedades que serão visitadas é a Fazenda Venturim, localizada em São Domingos do Norte.
 
As atividades integram o Cupping (degustação) Promocional do Café Conilon, promovido pelo Ifes em parceria com o Sicoob. O objetivo é valorizar o café conilon, que corresponde a cerca de 80% da produção capixaba, segundo Bento Venturim, presidente do Sicoob ES. “O evento possibilita que produtores do Estado sejam reconhecidos pelo mercado nacional e internacional, incentivando-os ao aperfeiçoamento da qualidade do fruto”, ressalta.
 
Aproximação

Na avaliação dos organizadores, a iniciativa possibilita a aproximação entre os produtores e as equipes técnicas. De acordo com Bento Venturim, é necessário impulsionar o mercado de café conilon capixaba. Ele destaca a participação da instituição financeira cooperativa como a principal apoiadora da cafeicultura no Espírito Santo, sobretudo à produção de qualidade, que tem ganhado força nos últimos anos com o aperfeiçoamento das técnicas de plantio.
 
O Sicoob ES também patrocinou a realização do Cup of Excellence Brazil, uma competição internacional de cafés especiais (com enfoque ao café arábica), realizada em Venda Nova do Imigrante na última semana. Para o professor Aldemar Polonini, do Ifes, a proposta com os dois eventos é trabalhar a cafeicultura capixaba em nível internacional. “Esses eventos motivam os produtores para que melhorem os padrões de produção. Eles têm a possibilidade de vislumbrar o mercado internacional e também de serem vistos”, afirma.
 
Além disso, ele destaca o fato de o Ifes sediar o evento internacional. “É um fato único no mundo uma instituição de educação sediar esse concurso. Nunca foi feito assim antes”, pontua. Ele ainda lembrou o envolvimento de estudantes na recepção do concurso e na própria avaliação dos cafés.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do País. Aberto a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos e serviços tipicamente bancários, com custos menores do que os do mercado. Os associados, que são donos do negócio, participam dos resultados e dispõem de tecnologia que facilita a movimentação. Além disso, têm a mesma segurança que os clientes de bancos comerciais, pois a instituição garante cobertura de R$ 250 mil por cliente.
Com operação no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, o Sicoob ES tem 230 mil associados. São oito as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Credestiva. O sistema atua em todo o Brasil, com 2,5 mil unidades, e atende 3,7 milhões de associados.
 
 

Veja tambÉm: