Consumo

Experiência em foco na alimentação fora do lar

Evento destinado a autoridades, especialistas e empresários, vai discutir novos conceitos da área de gastronomia, mercado e futuro do consumo

 

postado em 06/10/2017 | Há 2 semanas


A valorização de novas experiências gastronômicas como forma de se diferenciar no mercado é o ponto central da discussão que ocorrerá durante o seminário O Sabor da experiência: o mercado gastronômico e o futuro do consumo, que será realizado nos próximos dias 10 e 11 de outubro, na sede do Sebrae, em Brasília (DF). O evento tem como objetivo disseminar o conceito de food experience e alavancar esse tema como um diferencial competitivo para os pequenos negócios, além de demonstrar a importância de se atuar com a cadeia de valor de alimentos e bebidas, de forma a fortalecer o segmento como um todo.

Também serão abordados os conceitos da gastronomia, suas relações com o mercado – o produto da sua origem até a mesa -  e toda a integração com a cadeia de alimentos e bebidas. Novos modelos e tendências de consumo, comportamento do consumidor, empreendedorismo feminino na gastronomia e ambiente legal serão alguns temas em foco nas palestras e painéis da programação. Especialistas e técnicos do Sebrae, bem como renomados chefs e formadores de opinião, vão expor suas ideias para os participantes, que também poderão desfrutar dos espaços de experiências gastronômicas e de convivência.

Um desses espaços será o Empório do Sabor da Experiência, uma feira de produtos de excelência para o setor de alimentos e bebidas, e o Mesa ao Vivo, que tem o objetivo de mostrar, por meio da aula-show, como se dá a integração entre o produtor e sua história, o prato, a identidade do restaurante e o design. O público do evento também terá acesso ao Papo de Cozinha, espaço em que especialistas no tema, jornalistas e blogueiros vão trocar ideias sobre mercado e consumo, trazendo dicas de gestão e inspirações para o cotidiano dos empresários que atuam com alimentos e bebidas.
Outra atividade que deve chamar bastante atenção do público do seminário é a participação de startups que fazem a diferença na gastronomia, durante o desafio Sebrae Like a Chef, uma competição que vai apresentar tecnologias e soluções disponíveis para os empresários que atuam no segmento. A melhor apresentação será premiada após a atividade.

“A experiência que gera boas lembranças e convida o cliente a retornar ou indicar aos amigos é o melhor resultado para empresário de bares, restaurantes e lanchonetes. É também um diferencial importante, associado à qualidade do atendimento, do ambiente e do cardápio”, observa a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, ao destacar a forte presença de pequenos negócios no mercado de alimentação fora do lar.  “A gestão, porém, é um desafio para muitos desses empresários, que ainda utilizam planilhas pessoais para controle, enquanto outros, mais inovadores, já estão a caminho do digital”, disse. 

Por isso, o seminário vai discutir e disseminar conceitos sobre como a experiência gastronômica pode ser usada como diferencial no mercado. Logo após o início do evento, o Sebrae apresentará dados sobre o perfil dos pequenos negócios de alimentação fora do lar atendidos pela instituição. “É importante destacar que, por se tratar de um segmento bastante competitivo, os restaurantes devem estar atentos às tendências e aos desejos dos seus clientes, além de focar cada vez mais a qualidade do atendimento, as diversificação dos pratos e estar sempre atento à melhoria contínua da gestão”, observa Heloisa Menezes.

 

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