Produção

Competição incentiva e reconhece a produção de cafés especiais

Minas Gerais corresponde a quase totalidade dos produtores selecionados para a segunda etapa do Concurso NossoCafé.

 

postado em 06/10/2017 | Há 2 semanas

Porto Alegre, 6 de outubro de 2017 – Produtores do Alto Paranaíba tiveram seus cafés selecionados para a segunda etapa do Concurso NossoCafé, uma iniciativa promovida pela Yara para aumentar a produção de cafés especiais no Brasil. Foram selecionados cafeicultores das cidades de Água Boa, Capelinha, Campos Altos, Rio Paranaíba e Carmo do Paranaíba. Minas Gerais corresponde a quase totalidade dos produtores selecionados para a segunda etapa do Concurso NossoCafé.

"O consumo de cafés especiais no Brasil cresce de 10% a 15% ao ano, ante aproximadamente 2% dos cafés tradicionais no mundo. O trabalho de difusão da qualidade do café brasileiro pelo setor produtivo e indústria junto aos consumidores, e a melhora da renda nos grandes centros do País nos últimos anos, favorecem o consumo fora de casa, o que é fundamental na divulgação de cafés especiais e diversos métodos de preparo da bebida", afirma João Moraes, gerente global de café da Yara.

A primeira etapa do Concurso NossoCafé contou com mais de 100 amostras, oriundas da maioria das grandes regiões produtoras cafeeiras do País. A avaliação, nesta fase preliminar, foi realizada com base na fragrância e sabor. Já a fase seguinte avaliou a acidez, doçura e o equilíbrio dos produtos, com base na metodologia do Specialty Coffee Association of America (SCAA).

Como premiação do Concurso NossoCafé, o primeiro e o segundo colocados de cada categoria terão seus lotes de café adquiridos pela Yara, sob valores acima dos praticados no mercado, enquanto os campeões em cada categoria terão seu lote comprado pelo dobro da cotação da bolsa de Nova Iorque, além de ganharem uma viagem para conhecer o cultivo de café especial na Colômbia; já os vice-campeões receberão um valor 75% maior que a mesma cotação do dia. Além disso, os dois primeiros colocados de cada categoria terão seus cafés torrados e embalados com suas informações e do produto para distribuição em unidades da empresa no Brasil e ao redor do mundo.

Mais informações sobre o concurso podem ser encontradas pelo http://www.nossocafeyara.com.br/.

 

Veja tambÉm: