Tecnologias

Variedade Catucai mostra alta produtividade e boa tolerância a seca Por Diego Bernardes

Mais que longo período de estiagem que estamos passando aqui nesse nosso Cerrado Mineiro e demais regiões!

 

postado em 22/09/2017 | Há 2 meses

Variedade Catucai mostra alta produtividade e boa tolerância a seca Por Diego Bernardes
Vendo que há muito a se trabalhar em nossas lavouras, para que se amenize e consigamos sair dessa adversidade causada pelo clima, que nesse momento se encontra quente e muito seco, causando principalmente em lavouras mal conduzidas uma extrema desfolha que refletirá em recuperação drástica, ou até mesmo arranquio...

Aqueles que possuem sistema de irrigação e tem água suficiente nesse momento tão importante para as lavouras, para a nossa tão esperada e admirada  "FLORADA", poderão se sair bem dessa situação tão indesejada até o momento, porque o futuro a Deus pertence!

Como eu disse, possuem diversas alternativas que podem ajudar a amenizar e muito essa situação através de manejos...

Uma alternativa por mim observada esse ano são os plantios novos visados em cultivares com maior resistência a seca e ao calor, essas que em períodos normais, sem adversidades causadas pelo clima podem até perder em produtividade para as nossas tradicionais, porém se o clima nos próximos anos, como vem se dizendo por ai, que Deus queira que não aconteça, permanecer com esses veranicos e calor por longos períodos, essas cultivares irão se destacar com certeza...

Digo isso por observar a produtividade e o vigor de uma delas em um campo que acompanho aqui em conjunto com a Fundação Procafé, foram colhidas nesse campo 09 safras e os resultados sempre são divulgados no Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras!

Deixo bem claro que essa é apenas um ideia a ser observada por mais anos, caso o clima permaneça com essas intempéries indesejáveis e prejudiciais a nós que trabalhamos com essa cultura tão preciosa!

Não é uma recomendação e sim apenas uma observação iniciada por mim nos dias de hoje! Talvez possa ajudar alguém futuramente!

Espaçamento de 3,5m x 0,8m, são colhidas as mesmas 05 plantas manualmente a 09 safras e o resultado visual e de produtividade seguem na foto:
 

Veja tambÉm: