Mais Café

Museu do Café celebra Dia Internacional do Café com especialistas

Em 1º de outubro, representantes de conceituadas cafeterias compartilham suas experiências na área

 

postado em 20/09/2017 | Há 3 meses

 
No Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Dia Internacional do Café, comemorado em 1º de outubro, será celebrado com a reunião de representantes de conceituadas cafeterias para uma troca de experiências sobre mercado e consumo da bebida.
 
O café, conforme contam algumas lendas, foi descoberto na antiga Abissínia, atual Etiópia. Desde então, tornou-se popular pelo seu sabor, contexto social e cultural de consumo até ganhar o seu próprio dia, instituído pela Organização Internacional do Café (OIC), sediada em Londres, em 2015.
 
A programação gratuita contará com o bate-papo “Café, consumo e empreendedorismo”, das 14h00 às 16h30, com abertura e mediação do Diretor Técnico do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Eduardo Heron. A barista, mestre em torra e proprietária do Coffee Lab, Isabela Raposeiras, abordará o tema “Pontos importantes na hora de abrir uma cafeteria”, contando um pouco sobre seus 17 anos de atuação na área.
 
Seguindo a programação, “Novas Formas de Consumo – Nitro Brew e Cold Brew” será o tema da conversa com o fundador da Suplicy Cafés Especiais, Marco Suplicy, que, desde 2003, introduziu o conceito de café especial no País e trabalha com grãos 100% brasileiros.
 
Com o seu início em 1890, a Octavio Café participará do evento trazendo o barista Renan Dantas, que apresentará ao público as “Formas de Consumo de Café”. Outro importante assunto que será colocado em pauta pelo sócio do Santo Grão, Fernando Dourado, será o “Amor da equipe – como transmitir amor pelo que faz, resultando em uma boa experiência com café”. Complementando os convidados do bate-papo, a coach e proprietária do IL Barista Cafés Especiais e da Cafeteria do Museu, Gelma Franco, mostrará ao público a “A Terceira Onda do Café”, onde degustar vai além do simples ato de beber café. Ao final das apresentações, o público poderá fazer perguntas sobre as temáticas que foram expostas durante o encontro.
 
Fechando a comemoração, os participantes poderão interagir, degustar e conhecer mais sobre o preparo da bebida com os especialistas das cafeterias em mesas sensoriais, a partir das 16h30. Para participar da programação é necessário se inscrever pelo e-mail inscricao@museudocafe.org.br.
 
O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 09h00 às 17h00, e aos domingos entre 10h00 e 17h00. Os ingressos para visitação custam R$ 10, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 09h00 às 18h00, e aos domingos entre 10h00 e 18h00. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.
 
Serviço
Bate-papo “Café, consumo e empreendedorismo”
1/10 | DOM | 14h00
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Telefone: (13) 3213-1750
Preço: Grátis
Inscrição: inscricao@museudocafe.org.br
 
Mesa Sensorial
1/10 | DOM | 16h30
Local: Museu do Café
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP
Telefone: (13) 3213-1750
Preço: Grátis
 
 

Veja tambÉm: