Tecnologias

Não construímos uma planta com alto potencial produtivo em três ou quatro mesesPor Alessandro Guieiro

 

postado em 18/09/2017 | Há 2 meses

Não construímos uma planta com alto potencial produtivo em três ou quatro mesesPor Alessandro Guieiro

Verdade seja dita!!!

Nos últimos dias tenho visto inúmeros profissionais e produtores relatando o efeito negativo no cafeeiro em função do grande período sem chuva.
Concordo que o grande período sem chuva já está prejudicando a safra 2018. Mais a verdade seja dita, inúmeras lavouras já entraram o período de seca com seu vigor e sanidade comprometido, lavouras desfolhadas, mau nutridas, lutando contra o ataque de bicho mineiro e infecção por ferrugem tardia, entre outros problemas.

Não construímos uma planta com alto potencial produtivo em três ou quatro meses, alguns manejos começam desde o plantio das lavouras e avançam durante toda sua vida produtiva. E chamo a atenção para alguns pontos : um bom manejo de solo, preocupação em se evitar fertilizantes com alto teor de sódio, manejar bem o mato, uso racional de herbicidas, fornecer matéria orgânica, equilíbrio nutricional de solo e folha, manter um balanço hormonal nas plantas, etc.

Tenho visto em algumas regiões que atuo, algumas lavouras muito bem nutridas e hidratadas mesmo a mais de 100 dias sem chuva, e vejo também lavouras totalmente depauperadas, lavouras em uma mesma condição de clima e solo, tendo em vista que o que fez a diferença foi o manejo de ambas.
Enfim, o longo período sem chuva, não pode ser sozinho o responsável pela provável e irreversível quebra da safra 2018. É imprescindível que sejamos profissionais em pontuar os reais problemas e não tirar o foco de erros cometidos e colocar apenas no fator clima.

A G Consultoria Agronômica
Speciality Coffee

 

Veja tambÉm: