Produção

Ensei Neto, FIEC, Sebrae, Sindcafé e Aflora Café promovem treinamento sobre produção industrial do café de Baturité

Café genuinamente cearense, 100% do tipo arábica, de aroma e sabor fortes.

 

postado em 05/09/2017 | Há 2 semanas

Ensei Neto, FIEC, Sebrae, Sindcafé e Aflora Café promovem  treinamento sobre produção industrial do café de Baturité

Crédito da foto: Café Novo de Mulungu

E o melhor: ecológico e que tem agradado o paladar do fortalezenses em cafeterias na capital cearense. Mas para chegar a um público maior, os produtores desse café especial estão se tornando empresários e se aproximando do setor industrial. Eles precisam aprimorar técnicas para produzir em larga escala sem perder o gosto e a essência artesanal. Nesse contexto, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará(FIEC) em parceria com Sebrae e do Sindcafé, por meio do Núcleo de Convênios e Parcerias e da Associação Aflora Café,  promove de  4 a 8 de setembro o treinamento integrado sobre processos produtivos de café, industrialização e controle de qualidade.  O treinamento será conduzido pelo  consultor em Gestão Sensorial de Bebidas e Alimentos e especialista em Cafés Especiais, Ensei Neto, e ocorrerá no sítio Águas Finas, em Guaramiranga, na Rota Turística do Café Verde, no Maciço de Baturité.

Além do treinamento, a primeira ação dessa parceria foi realizada em Agosto quando aconteceu o curso de  apresentação dos métodos de colheita e pós-colheita que beneficiam a melhoria do produto para os produtores de café do Maciço do Baturité. O curso foi conduzido por Clayton Barrossa da Fazenda Ninho da Águia, Alta Caparaó em Minas Gerais. Ele é Bicampeão brasileiro no concurso The Coffee Of The Year.

O treinamento de agora será conduzido por Ensei Neto, consultor em qualidade, marketing e estratégias para cafés Músico e Engenheiro Químico com especialização em Tecnologia de Alimentos.Ele é uma das maiores autoridades de café no mundo.

Na programação do treinamento integrado da próxima semana, serão realizadas aulas teóricas e em campo sobre fruta, espaço de produção, aromas, sabores, defeitos do café, colheita, classificação do tipo de café, controle de qualidade e marketing.

Segundo a gerente do Núcleo de Convênios e Parcerias(NUCOP) da FIEC, Dana Nunes, o Sebrae já vinha atendendo esses produtores locais de café no Maciço de Baturité. Mas muitos deles produtores se tornaram empresários, sendo sete deles se associaram ao Sindcafé e se aproximaram da indústria por meio da FIEC desde o ano passado. Assim passaram a se relacionar com o setor industrial.

" Para que possamos  levar o café do ceará para outros estados até o mundo, ouvimos e recebemos as demandas e tratamos de buscar profissionais especializados que possam ajudá-los. Esse treinamento é uma dessas formas. Depois da qualificação o profissional convidado passará três meses acompanhando na prática o que ensinou. Assim os agroindustriais ficarão por dentro do que há de mais moderno em etapas do seu processo produtivo da colheita até produção do café. A intenção é trabalhar o potencial econômico deles tendo em vista o diferencial do café orgânico e especial no mercado", esclarece.


Serviço:  Treinamento integrado sobre processos produtivos de café, industrialização e controle de qualidade
Local: Sítio Águas Finas - Rota Verde do Café Verde
Cidade: Guaramiranga na Região do Maciço de Baturité
Datas: de 4 a 8 de setembro

Mais informações: 3421 4216

 

Programação do Treinamento Integrado:
4 de setembro - 16h às 18h
Integração / Apresentação do Programa

5 de setembro - 8h às 18h
O Cafeeiro e a sua fruta (Teoria)
O Cafeeiro e o território (Teoria)
Análise territorial das propriedades do projeto
(Atividade de campo)

6 de setembro - 8h às 18h
A origem dos aromas e sabores (Teoria)
Pontos críticos da qualidade (Teoria)
Colheita e processamento pós colheita (Teoria)
Reconhecendo os defeitos do café (Prática)

7 de setembro - 8h às 18h
Torra para avaliação de café (Teoria e prática)
Classificação oficial brasileira (Teoria e prática)
Avaliação do Café (Prática)
Física e Sensorial (Prática)

8 de setembro - 8h às 18h
Mercado e marketing (Teoria e prática)
Qualidade, consistência e precificação (Teoria)
Controle de qualidade (Teoria e prática)
Discussão final

 

Veja tambÉm: