Mercado

Produtores encerram colheita de café conilon

Em São Domingos do Norte, no Noroeste do Espírito Santo, os últimos grãos de café conilon foram colhidos na Fazenda Venturim, onde a plantação tem 310 mil pés de café.

 

postado em 30/08/2017 | Há 3 semanas

Produtores encerram colheita de café conilon
29/8/17 A colheita, iniciada no final de maio, foi feita de maneira escalonada, de modo a aproveitar melhor os frutos. A previsão é de que a safra deste ano fique em torno de 2,6 mil sacas.
 
Na região, mais de 95% dos produtores já encerraram a produção de café. A próxima fase do trabalho é a poda das plantas, que as prepara para uma florada vigorosa. Essas flores se transformarão nos frutos que serão colhidos na safra de 2018.
 
Isaac Venturim destaca que as chuvas de dezembro de 2016 propiciaram a melhora da qualidade do fruto em relação à última safra, enfatizando os cuidados necessários para a obtenção de um café de qualidade: “O processo para a produção do fruto passa pelo preparo do solo, o cultivo, a seleção das mudas, a nutrição e o manejo das plantas, até finalmente começar a colheita, entre dois e três anos após o plantio”, afirma.
 
Segundo Isaac Venturim, o momento exato da colheita, bem como o tratamento que os frutos recebem logo após essa etapa, são de extrema importância para a qualidade final da bebida. “Não usamos café que cai no chão, pois um grão ruim pode comprometer o lote inteiro”, complementa.
 
Após uma seleção rigorosa, é iniciado o processo de descascamento, seguido da secagem lenta, a baixas temperaturas. Isaac destaca que este procedimento é essencial para preservar ao máximo os melhores atributos de cada grão. Esse cuidado em todo processo produtivo, desde o manejo das plantas até o pós-colheita, permite que o café Fazenda Venturim chegue ao consumidor com o máximo do sabor e os atributos naturais preservados.
 
Sobre o café Fazenda Venturim
O Café Fazenda Venturim é produzido no município de São Domingos do Norte, no Noroeste do Espírito Santo. O café, do tipo Robusta (conilon), se destaca pela inovação na oferta do fruto sem misturas, algo novo no mercado brasileiro e até mundial. O produto é comercializado torrado e moído, torrado em grãos e em cápsulas compatíveis com o sistema Nespresso. Além das vendas via internet, por meio do site da Fazenda Venturim (fazendaventurim.com.br), os produtos estão disponíveis em cafeterias selecionadas no Estado.
 

Veja tambÉm: