Comércio

Expocaccer é escolhida por cooperados para processo de integração de seus colaboradores

Objetivo da iniciativa foi expandir os conhecimentos nos processos que vão além da propriedade rural

 

postado em 08/08/2017 | Há 2 meses

Comunicação Expocaccer

O sucesso de uma empresa dentro de um mercado cada vez mais competitivo depende de diversos fatores, por exemplo: qualidade dos produtos e serviços oferecidos, bom trabalho colaborativo, compromisso com a empresa, entre outros. Para isso, é essencial manter os colaboradores satisfeitos. Todas essas atividades dependem diretamente deles. Portanto, é importante que a gestão possa contar com um time que conheça os objetivos da empresa e que trabalhe com dedicação.

Foi pensando nisto que os cooperados Ângelo Nascimento e Afrânio Mendes, proprietários da fazenda São Pedro de Alcântara, no município de Ibiá, promoveram uma visita de seus colaboradores à Expocaccer, no dia 08 de juho. De acordo com Afrânio, o intuito foi fazer com que os colaboradores produzam mais e melhor, aumentando o engajamento da equipe. “Quando um colaborador se sente relevante, percebendo que tem participação ativa nos processos, ele é estimulado a fazer o melhor. Com essa visita, meu intuito e do meu sócio é de principalmente mostrar que o serviço que eles produzem na fazenda, no dia a dia, é fundamental para obtermos qualidade no produto final, além, claro, de trazer mais conhecimento”, ressalta ele.

A integração dos colaboradores ao universo do café, também proporciona uma maior aproximação entre colaboradores da fazenda e da cooperativa. Sandra Moraes, trader, acompanhou a visita e pode passar alguns aprendizados e experiências para os colaboradores: “Já algum tempo havia uma demanda dos cooperados Ângelo Nascimento e Afrânio Mendes em investir mais no conhecimento dos colaboradores no segmento de café. Os dois cooperados são sócios, em uma propriedade extremamente diversificada, que produz outras culturas, e com intuito do aprimoramento pessoal, eles identificaram a importância de levar conhecimento para os funcionários que dedicam-se à cultura do café. Então, quando eles entraram em contato comigo para agendar uma visita à Expocaccer, de imediato me prontifiquei a estruturar um trajeto na cooperativa, para que os funcionários conhecessem todo os processos pelos quais o café passa depois da porteira”, comenta a trader.

Para iniciar, os colaboradores visitaram a Unidade 2, localizada às margenes da BR 365, onde conheceram a estrutura de serviços. “A visita teve início no armazém para que eles pudessem conhecer todas as màquinas, mostrando claramente a função de cada uma, qual a importância da qualidade, do cuidado do pós colheita, mostramos também o caminho que o café que eles produzem percorre até a exportação para clientes como a Nespresso, no qual o café dos cooperados tem participação relevante no blend”, explica Sandra.

Além da visita, a Expocaccer ministrou dois minicursos para os 12 colaboradores da fazenda com o objetivo de estimular ainda mais o engajamento e auxiliar em melhorias contínuas de informação. Os temas trabalhados foram a classificação, onde eles puderam ver como é preparado as amostras e fazer, na prática, a classificação; e a degustação em que foi demonstrado como se dá o processo, despertando o interesse dos participantes, como conta Sandra. “O momento da degustação despertou muito a curiosidade dos funcionários, tivemos bastante interação e interesse pelo assunto. E, com o curso, cada colaborador pôde notar a relevância que tem o seu trabalho na fazenda, pois toda a qualidade reflete na mesa de degustação”, finaliza.

A Expocaccer agradece à confiança dos cooperados e à oportunidade de contribuir com a evolução das pessoas envolvidas na fazenda, pois assim exerce o seu papel e gera as soluções necessárias para as suas demandas, auxiliando no crescimento do seu negócio.

 

Veja tambÉm: