Comércio

ACARPA E BB ANUNCIAM PLANO SAFRA 2017/2018

A Acarpa e o Banco do Brasil de Patrocínio irão reunir produtores para informar sobre detalhes do Plano Agrícola e Pecuário 2017/2018.

 

postado em 03/07/2017 | Há 5 meses

A reunião acontecerá no dia 06 de julho, às 13h, na sede da Acarpa à Rua Marechal Floriano, 72, Cidade Jardim, em Patrocínio/MG.

Segundo Fred Elias, presidente da entidade, será o momento para o produtor se informar das melhores oportunidades de acesso ao crédito para custeio de suas atividades. Poderão participar todos cafeicultores, agricultores e pecuaristas interessados no assunto.

CELEBRAÇÕES MARCAM OS 30 ANOS DA ACARPA

Em 2017, a Acarpa comemora seus 30 anos de existência. Diante da instabilidade econômica vivida no país nas décadas de 70 e 80, período de introdução da cafeicultura no Cerrado Mineiro, os produtores se uniram e criaram a Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio para que pudessem se organizar e trabalhassem pela valorização do café produzido na região.

Na década de 90, com a extinção do IBC – Instituto Brasileiro do Café - a situação tornou-se ainda mais crítica e, a ACARPA passou então a ocupar o espaço vago que foi deixado pelo único órgão de apoio à cafeicultura. Após esse período, ela buscou diversas ferramentas de apoio aos seus associados, como a comercialização de cafés por um longo período, visando agregar valor aos cafés de Patrocínio e de municípios circunvizinhos.

Dedicou esforços para a criação, em 1992, do Caccer – Conselho das Associações dos Cafeicultores do Cerrado, atualmente, Federação dos Cafeicultores do Cerrado. Neste período nasceu a marca “Café do Cerrado” e o início do que se tornou a Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro.

Foi dentro da ACARPA que se iniciou o processo de criação da Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, com foco na armazenagem e comercialização. Há 25 anos, realiza o Seminário do Café evento voltado para atualização dos produtores, técnicos e profissionais direcionados ao agronegócio café. Promove há 17 anos o Fórum sobre Mercado e Política de Café. Para os associados oferece consultoria técnica, ambiental, jurídica e trabalhista.

Em comemoração à data, a diretoria da entidade anunciou atividades no mês de julho. No dia 20, quinta-feira, às 19h30, culto de adoração. No dia 21, sexta-feira, às 18h, missa em ação de graças. Após celebração eucarística, será realizada uma confraternização com tema junino. As comemorações acontecerão na sede da Acarpa à Rua Marechal Floriano, 72, Cidade Jardim, Patrocínio/MG.

 

Veja tambÉm: