Mercado

Previsão de geadas na zona cafeeira do Paraná para sábado dia 10

Declínio de temperatura no próximo fim de semana no Brasil

 

postado em 08/06/2017 | Há 4 meses

SOMAR e INPE

Data de Emissão: 08/06/2017 - Quinta-feira - 09:10h

GEADAS

Para o sábado, dia 10, há previsão de geadas em áreas mais suscetíveis (baixadas) na zona cafeeira do Paraná. Até o momento, porém, não há indicativo de que o resfriamento terá intensidade para causar danos à cafeicultura.

CONDIÇÕES DO TEMPO

Para a sexta-feira ainda são previstas chuvas em algumas regiões paranaenses, porém, a partir da tarde, previsão do ingresso da massa de ar frio continental. As temperaturas mínimas serão registradas à noite. Não há previsão para geadas.

Uma frente fria traz chuva com baixo acumulado e vento forte para as áreas produtoras do Paraná e oeste de São Paulo nesta quinta-feira, Mogiana, Cerrado, sul de Minas Gerais e Zona da Mata na sexta-feira e Zona da Mata e Espírito Santo no sábado.

Além disso, a temperatura declinará de forma significativa no fim de semana pela presença de um centro de alta pressão com 1025 milibares entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná.

No sábado, a temperatura mínima oscilará entre 2°C e 4°C nas áreas produtoras acima dos 1000 metros de altitude, porém sem potencial para geada por conta de vento de quadrante norte e áreas de instabilidade nos níveis mais elevados da troposfera.

Já no domingo, o centro de alta pressão atmosférica mais próximo do sul de Minas Gerais gera vento fraco e temperatura mais baixa nas áreas de baixada e mantém o risco de geada fraca e pontual em áreas produtoras acima dos 1000 metros de altitude na microrregião de Poços de Caldas.

Em todas as demais áreas produtoras de café do sul de Minas Gerais e do Brasil, não há previsão de geada nos próximos dias. Por fim, salientamos que o cenário descrito não é definitivo. Todas as informações são atualizadas diariamente e exigem monitoramento frequente.

 

Veja tambÉm: