Tecnologias

Cuidados do plantio à colheita garantem a melhor qualidade do café

Safra brasileira pode alcançar 49 milhões de sacas em 2017

 

postado em 25/05/2017 | Há 5 meses

 
 
A colheita do café já começou em vários estados brasileiros. O mês de maio é conhecido como o mês do café, por marcar o início da safra, que pode durar até agosto. O Brasil é o responsável por quase um terço da bebida consumida em todo o mundo. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa para 2017 é de que a safra alcance 49 milhões de sacas no país. Nesta sexta-feira (26), em Alpinópolis (MG), ocorrerá a Abertura da Colheita, evento voltado para o mercado do café que contará com palestras técnicas e com uma colheita simbólica envolvendo produtores, líderes do setor e políticos.
 
Para continuar comemorando o sucesso do café brasileiro, é preciso ter cuidado não apenas na hora da colheita, mas em todas as etapas. Fatores genéticos, ambientais, nutricionais, manejo da lavoura, colheita, preparo influenciam na composição química do grão. Fora os fatores genéticos e ambientais, as demais condições podem ser controladas pelo produtor após o plantio. Tudo começa com planejamento na implantação do cafezal. Depois é preciso escolher os tipos adequados para o clima de cada região. E é importante estar preparado para realizar a manutenção da plantação com as ferramentas certas para não acabar prejudicando a safra.
 
Cada pé de café apresenta características e exigências específicas. Com o novo derriçador de café SP 20 da STIHL o produtor pode personalizar a derriça de acordo com sua necessidade. O equipamento possui opção de três diferentes garras com troca rápida, proteção contra a interferência de galhos e manutenção simples o que facilita o trabalho e aumenta a produtividade. Além disso, estão disponíveis três tubos para que o usuário possa personalizar o equipamento de acordo com as diferentes alturas das plantas de café.
 
A nova ferramenta multifuncional KA 120 R da STIHL é ideal para todas as atividades relacionadas ao manejo do café: derriça, poda, esqueletamento e limpeza entre as ruas do cafeeiro.
 
Para ajudar nos cuidados com o cafezal, separamos três dicas importantes:
 
- O retorno da compostagem de polpa e resíduos ao campo serve como cobertura para conservar a umidade do solo e também para fornecer nutrientes.
- A manutenção de raízes e o controle de pragas garantem o máximo enchimento dos grãos e produtividade.
- A poda regular é fundamental para promover o crescimento de novos galhos com grande número de bagas.
 

Veja tambÉm: