Tecnologias

Pesquisa tenta diminuir uso de água e melhorar aproveitamento nas lavouras de café

Fundamental para o vigor e a produtividade no campo, a água é alvo de polêmica na agricultura, já que muitas vezes o setor é apontado como vilão no desperdício de recursos hídricos.

 

postado em 04/05/2017 | Há 7 meses

Um projeto desenvolvido por uma estudante de doutorado da Universidade Federal de Lavras (Ufla) promete o melhor aproveitamento da água nas lavouras de café.

Segundo Dalyse Toledo Castanheira, que é doutoranda em fitotecnia no Departamento de Agricultura da Ufla, pequenas técnicas podem fazer com que a água seja melhor utilizada pelo produtor de café.

"A agricultura, ao mesmo tempo em que utiliza a água, ela pode gerar maior quantidade para uso tanto da comunidade quanto do produtor rural. Utilizamos técnicas atuais como o 'mulching', que é um plástico agrícola que a gente coloca na linha do cafeeiro para tentar diminuir a evaporação da água e a planta conseguir utilizar a umidade do solo. Utilizamos também técnicas antigas como o manejo da braquiária, que faz a cobertura do solo, que vai dar condições para a planta utilizar maior umidade desse solo", diz a doutoranda.

Leia a notícia na íntegra no site G1-Sul de Minas

Fonte: G1
 

Veja tambÉm: