Produção

Começa colheita do café arábica da safra 2017/18 em algumas regiões do Brasil

A colheita do café arábica da safra 2017/18 já começou em algumas áreas produtoras do Brasil, ainda que não expressivamente.

 

postado em 03/05/2017 | Há 6 meses

A colheita do café arábica da safra 2017/18 já começou em algumas áreas produtoras do Brasil, ainda que não expressivamente. Os trabalhos devem ganhar mais ritmo nos próximos meses. Já há relatos de colheitas sendo realizadas no Sul de Minas Gerais, maior região produtora do grão no país, e Cerrado Mineiro. No cinturão produtivo de café conilon (robusta), a colheita também já começou.

Em Juruaia (MG), no Sul do estado, os trabalhos no campo já começaram, mas foram antecipados com os produtores preocupados com os custos dos trabalhos no campo nos próximos meses. A maturação dos grãos está em apenas 18% na cidade. O início expressivo da colheita do café na região Sul de Minas acontece no mês de junho e costuma começar, dependendo de cada lavoura, quando há apenas 5% de grãos verdes.

Além disso, ainda no Sul de Minas, algumas plantações serão renovadas e a maturação foi induzida por produtos em cidades como Nepomuceno (MG) e em Campo do Meio (MG). O engenheiro agrônomo da Emater (MG), Luiz Geraldo Rezende Reis, alerta para o uso controlado do hormônio da maturação. "Esse produto que não pode ser aplicado de maneira generalizada, tem que ter muita cautela e conseguir rendimento ideal na colheita", afirma.

No Cerrado Mineiro, também já iniciou a colheita da safra 2017/18 com perspectiva de uma produção menor. Além da baixa bienalidade, muitos produtores cortaram os cafeeiros investindo em novas variedades e realizaram o replantio de algumas áreas. "Então além de uma safra menor, também teremos uma quebra na produção, já que temos muitos grãos chochos que não granaram devido à falta de chuvas", disse em entrevista do Notícias Agrícolas o presidente do Sindicato Rural do município, Osmar Pereira Junior.

Colheita do conilon

Os trabalhos de colheita de café conilon (robusta) também já começaram em Rondônia e Espírito Santo, maior estado produtor da variedade no país. Assim como no arábica, o ritmo ainda é baixo e com relatos apenas em lavouras mais precoces.

A Conab aponta que o Brasil terá produção de conilon neste ano entre 8,64 e 9,63 milhões de sacas.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

 

Veja tambÉm: