Consumo

Varginha recebe etapas do Campeonato Brasileiro de Barismo neste fim de semana

Varginha recebe Campeonato Brasileiro de Barismo (Foto: Divulgação / Associação Brasileira de Cafés Especiais)

 

postado em 28/04/2017 | Há 2 meses

Varginha recebe etapas do Campeonato Brasileiro de Barismo neste fim de semana

 

Varginha recebe a partir desta sexta-feira (28), durante três dias, o Campeonato Brasileiro de Barismo. Segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais, que promove o evento, as inscrições para os profissionais interessados em participar ainda estão abertas.

Durante o evento, estarão acontecendo as competições das categorias Latte Art, Cup Tasters e Coffe In Good Spirits e a sexta edição do Campeonato Brasileiro de Brewers Cup.

Ao todo, serão 16 vagas para os campeonatos brasileiros de Latte Art, Brewers Cup e Coffee In Good Spirits e 20 vagas para o de Cup Tasters. Os campeões de cada categoria garantem classificação para os campeonatos mundiais, que ocorrerão entre os dias 13 e 15 de junho, em Budapeste, na Hungria.

Os profissionais interessados podem se inscrever diretamente no site da entidade.

Varginha recebe etapas do Campeonato Brasileiro de Barismo (Foto: Divulgação / Associação Brasileira de Cafés Especiais)
Varginha recebe etapas do Campeonato Brasileiro de Barismo (Foto: Divulgação / Associação Brasileira de Cafés Especiais)

Competições
Na categoria Latte art, o formato da disputa exige que os competidores preparem dois cappuccinos idênticos usando café e leite e apenas espresso e leiteiras como ferramentas, dois macchiatos e duas bebidas de assinatura própria à base de leite e café, que podem ser “desenhadas” com a ajuda de acessórios para dar forma ao desenho.

Já na Cup Tasters, a competição tem como objetivo avaliar o conhecimento dos competidores na distinção de cafés. São realizados testes triangulares, com o preparo de duas xícaras idênticas e uma diferente, com o objetivo de que o competidor a distinga.

A categoria Coffe in Good Spirits valoriza o preparo de bebidas alcoólicas à base de café, com os competidores demonstrando habilidades de barmen. Na competição, exige-se o preparo de Irish Coffees (feitos com café, uísque, açúcar e creme) e bebidas de assinatura quentes ou frias, com álcool e ingredientes livres.

Já o campeonato de Brewers Cup é focado no preparo de café pelo método filtrado e manual, com os competidores devendo empregar suas técnica e habilidade para extrair o melhor do café coado.

Serviço
Campeonatos Brasileiros de Barismo 2017
Data: 28/04 a 1º/05
Local: Via Café Garden Shopping, em Varginha (MG)
Mais informações: Juliana Roque – (35) 3212-4705 / 3212-6302 / juliana@bsca.com.br

Fonte: G1 Sul de Minas

 

Veja tambÉm: