Tecnologias

Sistema eletrônico permite gerar economia de energia elétrica no sistema de irrigação

Sistema inteligente de bombeamento de água para irrigação é a tecnologia desenvolvida pela Fockink para o uso racional de energia

 

postado em 28/04/2017 | Há 4 semanas

Como parte do pacote que compõe o Sistema Supremo de Irrigação, o Ecopump é um equipamento que realiza a tarefa de controlar o fluxo de água que é enviada para o pivô. Ele consegue isto porque possui um controle de bombeamento que varia a potência no eixo do motor em função da vazão de água, baseada na topografia de cada terreno. Primeiramente concebido para usar energia elétrica agora, está sendo apresentado na versão diesel, pela Fockink Indústrias Elétricas, de Panambi RS. “Estamos preenchendo uma lacuna que resolve o problema daqueles produtores que não conseguem ter fonte de energia elétrica junto ao pivô, e assim, ele não fica sem esta importante ferramenta para o conjunto de equipamentos para irrigação, que é o Ecopump”, complementa o Diretor Superintendente da Fockink, Siegfried Kwast.

O diretor explica que o equipamento possui uma partida e parada suave, diminuição da pressão excessiva e possibilidade de trabalhar com até três vazões diferentes no caso de bombeamentos compartilhados, fazendo dele um dos sistemas mais completos e eficientes do mercado. Ele foi concebido para reduzir o consumo de energia, de água e ao mesmo tempo aumentar a produtividade e a eficiência do pivô, assinala Kwast. 

O sistema de bombeamento EcoPump, otimiza a utilização dos recursos hídricos controlando a rotação do motor da bomba, fazendo com que o pivô trabalhe sempre com a mesma pressão de água. Através de dispositivos de leitura da pressão no pivô, o sistema ajusta a rotação do motor de acordo com o relevo da área, permitindo o sistema trabalhar apenas com a pressão necessária para a irrigação, reduzindo os desgastes mecânicos (sobre pressão).

Utilizando o sistema de bombeamento EcoPump, acontece uma redução no golpe de ariete, as partidas e paradas no bombeamento são suavizadas aumentando a vida útil do conjunto moto bomba. Também se obtêm maior durabilidade de vários componentes, tais como válvulas, juntas, mangotes, bengalas e/ou mangueiras. “A economia na utilização desse sistema pode chegar em até 40% de energia, finaliza Kwast.
 

Sobre a empresa

Criada em 1947, em Panambi, no Rio Grande do Sul, como oficina de conserto de motores elétricos, transformou-se em importante player na área de fabricação de sistemas elétricos para o setor agroindustrial. Com 67 anos de atuação nos mercados elétricos, agronegócio e energia renovável no Brasil e exterior.

 

Veja tambÉm: