Tecnologias

Procafé: Acauãma – variedade de cafeeiros muito resistente e produtiva Por José Braz Matiello

A variedade/cultivar/ de cafeeiros Acauâma, lançada, recentemente, pela Fundação Procafé, se mostra muito resistente, à ferrugem e a déficits hídricos, alem de apresentar alta produtividade

 

postado em 19/04/2017 | Há 1 mese

Procafé: Acauãma – variedade de cafeeiros muito resistente e produtiva Por José Braz Matiello

A variedade/cultivar/ de cafeeiros  Acauâma, lançada, recentemente, pela Fundação Procafé, se mostra muito resistente, à ferrugem  e  a déficits hídricos, alem de apresentar alta produtividade

Acauãma significa Acauã amarelo, a primeira seleção com frutos desta cor, sendo que as demais são  de frutos vermelhos. Ela surgiu de um cruzamento natural, provavelmente entre Catucai amarelo e Acauã, em um campo de teste em Domingos Martins-ES. Plantas selecionadas desse material de Acauã foram colocadas em campo em Varginha e Eloy Mendes-MG e ali surgiram algumas poucas plantas de frutos amarelos. Elas foram reproduzidas individualmente e, destas, uma planta deu origem, em F4, em campo de experimento em Araguari-MG(Convenio Fundação Procafé com a ACA), a uma geração muito produtiva.

Destaca-se que, a região cafeeira de Araguari tem apresentado déficits hídricos significativos, especialmente nos últimos anos, razão pela qual é predominante, naquela região, a  cafeicultura irrigada.  No caso do campo de teste de variedades, a condução do ensaio foi na condição de sequeiro, sem irrigação. Neste ensaio houve destaque para o item Acauã amarelo 48, agora denominado Acauãma, que sempre apresentou alto vigor, as plantas se mantendo, todo o período, enfolhadas e quase sem seca de ramos produtivos, enquanto outros materiais tradicionais sentiam muito a condição de stress hídrico. As fotos incluídas nessa matéria permitem visualizar este comportamento diferenciado.

Em 5 safras nesse ensaio, em Araguari, o material de Acauãma  apresentou a média produtiva de 73 scs/ha, se situando em 1º lugar na produtividade entre  mais de 60 itens em teste, sendo que  a cultivar Catuai V 15, usada como padrão, produziu  47,9 scs/ha(quadro 1).   Verificou-se que, em todo o período de avaliação, de 7 anos, as plantas de Acauãma não apresentaram infecção pela ferrugem, portanto em condição de imunidade, até o momento, em relação àquela doença.

Procafé: Acauãma  variedade de cafeeiros muito resistente e produtiva 003

Procafé: Acauãma  variedade de cafeeiros muito resistente e produtiva 004

J.B. Matiello, S.R. Almeida e  Iran B. Ferreira – Engs Agrs Fundação Procafé e Reginaldo O. Silva- Tec. Agr. ACA

Fonte: Procafé
 

Veja tambÉm: