Mais Café

9º Simcafé chega ao fim com o dever cumprido

Terminou nesta quinta-feira, dia 6, o maior evento da cafeicultura da Alta Mogiana, o Simcafé. O objetivo de difundir conhecimento foi totalmente atingindo durante os três dias de evento.

 

postado em 06/04/2017 | Há 3 semanas

9º Simcafé chega ao fim com o dever cumprido
 
Terminou nesta quinta-feira, dia 6, o maior evento da cafeicultura da Alta Mogiana, o Simcafé. O objetivo de difundir conhecimento foi totalmente atingindo durante os três dias de evento.
 
No último dia muitos visitantes fecharam negócios, aproveitando a oportunidade comercial exclusiva, com a melhor relação de troca de todos os tempos, mesmo com a cotação do café não estando tão vantajosa comprada a edições anteriores, porém a Cocapec conseguiu junto ao mercado condições ideais para que o cooperado não saísse sem o tão sonhado e necessário implemento agrícola.
 
Além disso, os participantes tiveram contato com as principais novidades do setor, tanto em maquinário quanto em insumos, passando pelas ferramentas de gestão, oferecidas pela agricultura de precisão. 
 
A última palestra do Simcafé foi também a que recebeu o maior público da edição. O professor Flávio Borém falou para um auditório lotado sobre Pós-Colheita e Qualidade do Café. Os presentes participaram com perguntas e contribuíram e tiveram suas dúvidas sanadas pelo competente profissional.
 
Outro momento importante voltado a informação foi o workshop da parceira Adama que explicou detalhadamente o sobre seu produto para combater um dos principais problemas da cafeicultura, o nematóide.
Durante os 3 dias os cooperados também entenderam melhor sobre o setor que é o coração da cooperativa, o Departamento de Café. Os colaboradores explicaram aos interessados como é o processo depois que o café chega à Cocapec. Além disso, mostraram os tipos de defeitos encontrados nas amostras que baliza a classificação final da commoditie.
 
A Cafeteria Senhor Café novamente foi um sucesso. Com dois pontos, um no salão principal e outro no espaço de máquinas, os visitantes saborearam deliciosos e diferentes modos de preparo feitos com os grãos dos cooperados.
 
Na edição de 2016 o Simcafé atraiu cerca de 2 mil pessoas. Mesmo sem fechar os dados deste ano, a organização acredita que este número foi batido, demonstrando a força do cooperativismo e da Cocapec na cafeicultura da Alta Mogiana.
 
 

Veja tambÉm: