Mais Café

Fórum Abisolo 2017 - Abisolo cria projeto piloto com o inpEV para dar destinação correta para embalagens de fertilizantes especiais

Anúncio foi feito em palestra no Fórum e Exposição Abisolo, que está sendo realizado em Campinas/SP, conta com a presença de 43 empresas expositoras e termina hoje (6)

 

postado em 06/04/2017 | Há 2 meses

 

A Abisolo – Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal e o inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias anunciaram um Projeto Piloto para dar destinação correta às embalagens de fertilizantes especiais produzidos e distribuído na cadeia da nutrição vegetal. O anúncio foi feito pelo presidente do inpEV, engenheiro agrônomo João Cesar Rando, em palestra durante a VII edição do Fórum e Exposição Abisolo, realizada em Campinas/SP e que prossegue nesta quinta (6).

De acordo com Rando, inicialmente foram selecionadas três centrais de triagem das embalagens, além de 14 postos de recolhimento próximo das sedes das centrais. Elas estão localizadas em Rondonópolis (MT), Patrocínio (MG) e Ponta Grossa (PR). “O projeto teve ampla receptividade tanto por parte dos produtores rurais dessas regiões, quando de revendedores e distribuidores dos produtos”, afirmou Rando. Segundo o dirigente do inpEV, a expectativa é recolher, inicialmente, um volume da ordem de 60 toneladas por ano.

A aproximação e a parceria estabelecida entre as duas entidades é resultado do trabalho que o inpEV realiza no recolhimento de embalagens de defensivos agroquímicos desde 2002, envolvendo hoje 108 fabricantes e um total de 4.500 revendedores, cooperativas e distribuidores. De acordo com Rando, o sistema Campo Limpo, desenvolvido e aprimorado pelo instituto, começou, em 2002 recolhendo 3.761 embalagens vazias de defensivo, fechando 2016 com um total de 44.526 unidades recolhidas. “Com isso, nós colocamos o agronegócio brasileiro na liderança mundial em recolhimento embalagens de defensivos, já que 94% das embalagens utilizadas no campo são recolhidas, enquanto países como Alemanha, Canadá e Japão, recolhem, respectivamente 68%, 73% e 70%”, informa o presidente do inpEV.

O Fórum Abisolo prosseguirá nesta quinta-feira (6), a partir das 9hs, com a palestra CETESB – Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, proferida pelo engenheiro Alfredo Carlos Cardoso Rocca. Em seguida, o engenheiro agrônomo Hideraldo Coelho, coordenador do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, trata das Principais Alterações nas Instruções Normativas e suas Consequências para o Setor.

Haverá também uma palestra especial que ficará a cargo do chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Augusto Boechat Morandi, e que abordará o tema Papel da Inovação nos Próximos Passos da Agropecuária Brasileira. Na sequência, o consultor Marcos Fava Neves, da Markestrat, falará sobre Perspectivas para o Mercado Agrícola Brasileiro e Global.

No fechamento do evento, o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, atual presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), proferirá a palestra Tendências para o Seguro Agrícola e Crédito Rural. Em seguida, o secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, falará sobre O Papel dos Estados no Desenvolvimento da Agricultura Nacional. Encerrando o evento, será promovido um debate que terá a mediação do consultor Ivan Wedekin, diretor da Wedekin Consultores.

A VII edição do Fórum e Exposição Abisolo conta com patrocínio ouro da Compass Minerals e Produquímica. Também são patrocinadoras do evento: Agrichen, Ata Tensoativos, Borax, Brenntag, Croda, Fertilizantes Heringer, Milliken, Rigrantec, Univar e Wacker. O evento conta ainda com o apoio institucional da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, ANDAV – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários e ASBRAM – Associação Brasileira de Indústrias de Suplementos. Já em termos de mídia, o Fórum é apoiado pelos seguintes veículos: A Granja, AgroLink, Revista Attalea Agronegócios, AgroDBO, Campo & Negócios, Cultivar, Notícias Agrícolas e RPA News.

Serviço:

VII Fórum e Exposição Abisolo

Data: 05 e 06 de abril de 2017

Local: Expo Dom Pedro (Campinas/SP)

Horário: Dia 5 - das 8h00 às 18h00 – Dia 6 – das 9h00 às 16h40

Outras informações: www.forumabisolo.com

 

Veja tambÉm: