Mercado

Café: Abic e Abics vão realizar leilão de compra de 213,5 mil sacas no dia 22

Os preços de abertura dos leilões serão estipulados pela indústria e divulgados na abertura de cada lote.

 

postado em 16/03/2017 | Há 3 meses

São Paulo, 16/03 – A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) vão realizar leilão para a compra de 213,5 mil sacas de 60 kg de café conilon, na próxima quarta-feira (22). Segundo comunicado da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as duas entidades utilizarão o Sistema Eletrônico de Comercialização (SEC) da Conab, na modalidade Compra de Terceiros, numa tentativa de adquirir o produto para a produção de blends.

Para tornar ágil a operação, a Conab informa que disponibilizará seus armazéns no Espírito Santo para depósito e fará o serviço de classificação do café que for vendido para as indústrias. Os preços de abertura dos leilões serão estipulados pela indústria e divulgados na abertura de cada lote.

A operação ocorre após a suspensão da liberação de importação de conilon do Vietnã. Em fevereiro, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a redução do imposto de importação de conilon de 10% para 2% para uma cota de até 1 milhão de sacas de 60 kg entre fevereiro e maio de 2017. A medida havia sido solicitada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento após a Conab verificar estoques reduzidos do produto no Espírito Santo, em Rondônia e no sul da Bahia.

A Conab explica, ainda, que qualquer instituição pública ou privada pode utilizar o Sistema Eletrônico de Comercialização (SEC) para realizar operações de comercialização de grãos e insumos. Os leilões são realizados pela companhia por demanda, sem custos para o interessado, e não têm relação com as políticas públicas executadas pela empresa.

Os parâmetros de preços e regras do edital são definidos pelo solicitante do leilão, cabendo à Conab prestar apenas consultoria sobre o funcionamento do Sistema, de forma a auxiliar a organização interessada a atingir seus objetivos.

Atualmente, 14 Bolsas de Cereais e Mercadorias estão conectadas ao SEC. Nos últimos dois anos, o Sistema foi utilizado para negociação de cerca de 4,6 toneladas de produtos de terceiros, proporcionado um rendimento de mais de R$ 3 milhões aos usuários.

Via IstoÉ

 

Veja tambÉm: