Mais Café

Itamaraty intensifica campanha para emplacar José Sette na OIC

O Itamaraty vai intensificar nos próximos 15 dias a campanha em torno da candidatura do brasileiro José Sette para o cargo de diretor execu tivo da Organização Internacional do Café (OIC).

 

postado em 07/03/2017 | Há 3 semanas

Por Cristiano Zaia : Valor

O Itamaraty vai intensificar nos próximos 15 dias a campanha em torno da candidatura do brasileiro José Sette para o cargo de diretor execu tivo da Organização Internacional do Café (OIC).

Seu nome está entre os cinco candidatos pré selecio nados esta semana pela entidade para a disputa do posto, que ocorrerá entre os dias 13 e 17 deste mês .

Sette irá concorrer com o mexicano Rodolfo Trampe T aubert, o peruano Eduardo Montauban Urriaga, o suíço Remigi Winzap e o indonésio Delima Hasri Darmawan.

Segundo um diplomata brasileiro que acompanha de pe rto a disputa, o governo brasileiro está confiante de que Sette é o candidato mais forte e c om melhor currículo. O candidato brasileiro é o único entre esses nomes que já teve a experiência d e ocupar postos na OIC e até foi diretor interino d a entidade.

Apesar de certo favoritismo de Sette, já que o Bras il é o país que mais elegeu diretores executivos na história da OIC, o diplomata lembra q ue a eleição segue critérios políticos. E ganha quem obtiver apoio de 70% dos países produtores e 7 0% dos países consumidores, como mandam as regras da entidade.

O Valor apurou que, apesar de a Suíça ter surpreend ido os demais 76 países-membros da OIC ao lançar um candidato, mesmo estando entre o grupo das nações consumidoras de café — que são em menor número —, seu potencial para conquistar votos e influência junto aos demais membros europeus não é subestimado pelo Brasil.

Além disso, o candidato do México, Rodolfo Trampe, já concorreu ao cargo em 2010, quando disputou com o brasileiro Robério Silva, que morreu no fim do ano passado deixando a diretoria executiva da entidade vaga. O mexicano é quem, em t ese, mais pode ameaçar a eleição do brasileiro, avalia o Itamaraty.

Por isso, a ordem de Brasília é para que a embaixad a em Londres, onde fica a sede da OIC, é para que a campanha seja reforçada entre os países- membros. Em especial junto aos países que tiveram candidatos eliminados na primeira fase, de pré-seleção, como é o caso de Vietnã, Zimbábue, Rússia e Congo.

O próprio secretário-geral do Itamaraty, Marcos Gal vão, tem se envolvido na articulação junto aos países-membros da OIC. Galvão era braço direito do ex-chanceler José Serra, mas deve continuar no cargo mesmo com a substituição pelo senador Aloy sio Nunes.

Atualmente o brasileiro José Sette é diretor-execut ivo do Comitê Consultivo Internacional do Algodão (ICAC), sediado em Washington, mas tem sua trajetória ligada ao setor privado do café

 

Veja tambÉm: