Tecnologias

Mudas de café - Fundação Procafé - ÚLTIMO DIA PARA ECOMENDAR

Visando a transferencia e difusão das tecnologias geradas, a Fundação Procafé apresenta seu novo produto para atendimento ao produtor: MUDAS DE CAFÉ produzidas com as melhores técnicas desenvolvidas pela pesquisa.

 

postado em 24/02/2017 | Há 2 meses

Mudas de café - Fundação Procafé - ÚLTIMO DIA PARA ECOMENDAR

Visando a transferencia e difusão das  tecnologias geradas, a Fundação Procafé apresenta seu novo produto  para atendimento ao produtor: MUDAS DE CAFÉ produzidas com as melhores técnicas desenvolvidas pela pesquisa.

As mudas de café são a base para a formação de um cafezal produtivo e rentável. Além das boas características, vegetativas e produtivas, oriundas da constituição genética adequada, das sementes de cultivares selecionadas, a muda é, com seu sistema radicular e sua estrutura de caule e ramos, essencial na estruturação de uma planta forte e vigorosa no campo.

A formação e venda de mudas, das melhores cultivares, pela Fundação Procafé constitui uma ação de fomento tecnológico, associando a indicação técnica com o fornecimento do insumo adequado - a muda. Assim, vai contribuir muito para a introdução de novas cultivares, com resistência a pragas e doenças e com boas características produtivas, o que vinha ocorrendo com alguma dificuldade, pois sempre existe resistência dos produtores a inovações e os viveiristas comerciais normais não tem assumido riscos de formar mudas das novas cultivares, na medida necessária.

Numa primeira etapa, em 2017, a Fundação formará cerca de 1,2 milhão de mudas, em 3 pólos, em Varginha e Boa Esperança, em MG e em Franca-SP, prevendo atender a um grande número de produtores, os quais, naturalmente, vão adquirir pequenas quantidades cada um, até pra verificarem ou, como dizem, experimentarem os novos materiais em sua próprias condições das propriedades.

As mudas devem ser encomendadas para entrega prevista a partir de outubro de 2017, quando se inicia o novo período chuvoso, portanto propicio aos novos plantios. Os pedidos de compra podem ser feitos através do email petherson@fundacaoprocafe.com.br ou pelo telefone: 35. 9 9967-3344.

A sanidade das mudas será outro fator muito importante. Todos os cuidados e técnicas de tratamento serão tomados pra evitar pragas e doenças nas mudas, bem como evitar o desequilíbrio entre a parte aérea e o sistema radicular das mudas, privilegiando este último, já que é essencial no pegamento e desenvolvimento inicial da planta jovem, no campo. Assim, com certeza, as mudas terão, além da boa genética, qualidade superior também quanto ao bom diâmetro de caule, com um sistema radicular desenvolvido, com folhas sadias, com plantas aclimatadas e com tamanho adequado, com 4-6 pares de folhas.

Dependendo dos resultados desta primeira etapa, da qual  se espera boa aceitação dos cafeicultores, poderão ser lançadas novas etapas, com metas ainda maiores nos próximos anos.

 

Veja tambÉm: