Produção

Comitiva brasileira marca presença na abertura da Biofach

Vânia Silva (Coopfam) apresenta a José Ricardo Roseno e Hur Ben Corrêa o café gourmet 100% Arábica

 

postado em 20/02/2017 | Há 1 mese

Comitiva brasileira marca presença na abertura da Biofach

Começou a maior feira de alimentos orgânicos e produção sustentável do mundo, a Biofach. O evento acontece na Alemanha até o próximo sábado, dia 18 de fevereiro. Profissionais do setor de diferentes partes do mundo estão lá para expor produtos da agricultura. Para representar o Brasil, a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) levou seis cooperativas de agricultores familiares, que levaram mel, grãos, manteiga de cacau, café, arroz, cachaça e castanha do Brasil para Nuremberg, a cidade alemã anfitriã do megaevento.

O estande da agricultura familiar brasileira é o Brasil -  Family Farming. Lá, os produtos das cooperativas nacionais são expostos para apresentação e degustação de milhares de profissionais. “Essa é uma grande oportunidade para a agricultura brasileira mostrar seus produtos, bem como conhecer entender e saber como funciona o mercado global. A Alemanha é referência e os agricultores daqui estão em contato com um universo maior. Voltaremos com uma experiência muito significativa para o Brasil”, observou o secretário da Sead, José Ricardo Roseno.

Essa é a 28ª edição da Biofach e a Sead esteve em 13 delas. A iniciativa, em parceria com o Ministério de Relações Exteriores (MRE), tem o objetivo de promover a imagem e os produtos da agricultura familiar brasileira, ampliar acesso a mercados e realizar negócios internacionais. Hoje, durante a abertura do evento, a comitiva da Sead fez uma visita guiada pelos coordenadores da Bioafch aos estandes de mais de 2.300 expositores.

Para o coordenador geral de Assuntos da Agricultura Familiar e Cooperação Internacional da Sead, Hur Ben Corrêa da Silva, a agricultura do Brasil tem potencial para a produção orgânica agroecológica. “Os empreendimentos que trouxemos estão falando com um universo muito importante para esse desenvolvimento, para o negócio da agricultura orgânica do mundo”, explicou.

Sobre a seleção

As seis cooperativas que foram para a Biofach foram selecionadas pela Sead com base em critérios estabelecidos por meio de chamada pública. As inscrições para o processo foram abertas em setembro do ano passado e duraram cerca de um mês. A Biofach acontece todos os anos, em Nuremberg.

Camila Costa e Juliana Andrade
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação

Fonte : MDA

 

Veja tambÉm: