Consumo

CAFETERIA - Café na Europa cria taxa para clientes que carregam smartphones

Estabelecimento cobra 1 euro de quem usa mais de 15 minutos de eletricidade

 

postado em 17/02/2017 | Há 6 meses

CAFETERIA - Café na Europa cria taxa para clientes que carregam smartphones

O Terrassencafe fica no Hundertwasserhaus, prédio que se tornou atração turística em Viena, na Áustria - HEINZ-PETER BADER / REUTERS

VIENA, Áustria - Garçons ranzinas são algo tão tradicional em Viena quanto um strudel de maçã, mas um café situado em um marco histórico da capital da Áustria causou inquietação quando começou a cobrar de seus clientes uma taxa para carregar smartphones.

O garçom Antônio Siqueira, do Galeto Sat’s, serve um chope a Felipe Tolla, enquanto este recarrega o telefone ‘Posso usar a tomada do seu bar rapidinho?’

Cansada de hordas de turistas carregando seus devices por horas, a proprietária do café, Galina Pokorny, introduziu a cobrança de 1 euro (cerca de R$ 4) para quem conectar aparelhos como celulares, tablets e laptops por muito tempo.

"Os turistas estão sempre atrás de electricidade, electricidade, electricidade. Desculpe, mas quem vai me pagar por isso?", questona a dona do Terrassencafe, que no fica no Hundertwasserhaus, um pequeno prédio colorido desenhado pelo arquiteto Friedensreich Hundertwasser que virou atração turística de Viena.

Os clientes podem usar a eletricidade para carregar seus aparelhos por até 15 minutos de graça. A partir daí, a quantia de 1 euro será cobrada na conta, junto com os outros produtos consumidos no café.

"Eu gerencio um café, e não um cybercafé", disse Galina. "Está ficando cada vez mais frequente. As pessoas vêm e acham que tudo é acessível e livre ... Você não precisa nem abrir os olhos na parte da manhã para livre."

A cobrança já tem alguns meses, mas ganhou repercussão nesta quarta-feira, quando um tabloide local publicou uma matéria sobre a "conta bizarra".

Leia a íntegra no O Globo

 

Veja tambÉm: